SERÃO 200 PONTOS DE ÔNIBUS NA CAPITAL
Prefeitura de Fortaleza fecha parceria com Instituto Sueco no “Parada Segura”
Por Marcelo - Em 10/02/2022 às 6:54 PM
O ministro-conselheiro da Embaixada da Suécia no Brasil, Sten Engdahl, junto com o cônsul honorário da Suécia no Ceará, Marcos Aurélio Soares de Castro, e a representante da Impact Hub Brasil, Deise Nicoletto, foram recebidos pelo prefeito José Sarto nesta quinta-feira (10), para efetivar a nova parceria entre o Instituto Sueco e a Prefeitura de Fortaleza no programa “Parada Segura”.
A iniciativa prevê, até o final da gestão, a construção de 200 pontos de ônibus com videomonitoramento, wi-fi, melhoria na iluminação, acessibilidade e ações de segurança cidadã para garantir maior tranquilidade aos usuários de transporte público. Segundo Sarto, nove estruturas do programa “Parada Segura” serão implantadas no projeto piloto. Ele destacou que a parceria poderá ser expandida para outras áreas. “Também queremos ampliar a parceria para o manejo de resíduos sólidos. A Suécia possui uma longa história e expertise nesse assunto”, afirmou.
O primeiro equipamento, localizado no Bairro de Fátima, deve ser entregue ainda neste mês de fevereiro. Após a implantação das nove primeiras “Paradas Seguras”, os órgãos responsáveis farão uma avaliação do funcionamento para a ampliação, com melhorias nos 200 pontos. O projeto possui coordenação da Fundação Citinova, em parceria com a Etufor, a Seger, a Seinf, a SCSP e a Sesec.
O cônsul honorário da Suécia no Ceará disse que a expectativa é que este seja o primeiro projeto entre tantos que poderão surgir. “O ministro conselheiro da Embaixada está testemunhando o que a cidade tem a oferecer, de modo que possamos interagir. Ao longo de 20 anos, temos feito iniciativas positivas e a Suécia tem sido uma parceria importante. Não apenas receber, mas também trocar valores, produtos e desenvolver grandes planos”, salientou Marcos Aurélio.