R$ 24 mi de investimento
Prefeitura de Fortaleza inicia obras de drenagem na Avenida Heráclito Graça
Por Redação IN Poder - Em 16/11/2023 às 6:34 PM
A Prefeitura de Fortaleza dará início neste sábado, 18, às obras de drenagem da Avenida Heráclito Graça. Com a implantação do projeto, a região passará a contar com um reservatório de controle de cheias, que será construído sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, beneficiando os bairros Centro e Aldeota. Nesta primeira etapa, as equipes vão trabalhar em dois trechos, com serviços preliminares, necessários para a execução do projeto.
Na rua Gonçalves Lêdo, será construído um novo sistema de drenagem e na Av. Heráclito Graça será criado um acesso local com a construção de uma via de passagem em um dos lados da calçada. As intervenções terão duração de 30 dias. A medida é necessária para a implantação do bloqueio da avenida, que deverá ser implantado já no próximo mês de dezembro.
Mudanças no trânsito
Para viabilizar as obras, a Rua Gonçalves Lêdo será bloqueada no trecho compreendido entre a Rua Pero Coelho e a Av. Heráclito Graça. Desta forma, o condutor deve dobrar à direita na Rua Fiúza de Pontes e à esquerda na Rua Nogueira Acioli para acessar à Av. Heráclito Graça. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte operacional à intervenção monitorando o tráfego em rotas volantes.
Com as mudanças no tráfego, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que as linhas 713 – Rio Mar Papicu/ João XXIII e 753 -Cidade 2000/Sargento Hermínio passarão a seguir o desvio sugerido pela AMC.
Sobre o projeto de drenagem
Com conceito inédito na Capital, o projeto de drenagem da Avenida Heráclito Graça consiste na construção de um reservatório de controle de cheias que será implantado sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. O sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento de 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gradativamente e direcionado até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista, que atualmente acontece devido a obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem existente.
As intervenções preveem, ainda, a substituição do pavimento asfáltico por piso em intertravado e a construção de calçadas acessíveis e niveladas, facilitando o acesso e a travessia de pedestres. O projeto abrange também a requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por reforma em todo o seu espaço. As intervenções contam com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões e terão duração de até 10 meses.