DESTAQUE NA GESTÃO
Prefeitura de Fortaleza já realizou 64% das ações previstas no Plano de Governo
Por Marcelo - Em 22/12/2022 às 7:30 PM
A Prefeitura de Fortaleza já concluiu 64% das ações previstas pelo Plano de Governo da gestão do prefeito José Sarto. O detalhamento das ações foi apresentado durante reunião do secretariado municipal, realizada nesta quinta-feira (22). Entre as principais realizações da primeira metade de seu mandato, Sarto destacou ações na educação, saúde, urbanismo e meio ambiente.
“Somos a Capital que já tem 66% dos seus alunos matriculados na modalidade de ensino integral, isso representa o primeiro lugar percentual no Brasil e o segundo em valores nominais, são mais de 132 mil crianças. Foram entregues 23 Centros de Educação Infantil e quatro Escolas de Tempo Integral nestes dois anos”, afirmou o prefeito.
“Já entregamos o Hospital Gonzaguinha do José Walter e iniciamos as obras da nova unidade em Messejana. Também entregamos diversas requalificações de postos de saúde. Terminamos, ainda nesta primeira metade da gestão, três terminais de ônibus, entre eles o Terminal da Praça do Sagrado Coração de Jesus. Entregamos o Cuca Pici. Além disso, no ano que vem, iniciaremos a implantação de 30 microparques e iremos ainda ampliar o modal cicloviário”, concluiu Sarto.
Ainda na área da educação, em 2021 e 2022 foram entregues 23 novos Centros de Educação Infantil (CEIs), dos quais 12 no atual ano, todos com berçário e Sala de Tecnologia e Inovação, totalizando 3.924 vagas. Também foram construídas quatro novas Escolas em Tempo Integral (ETI). Houve, ainda, valorização dos profissionais da educação com o cumprimento do plano de cargos e carreira, aumento salarial de 33,24%, oferta de mil vagas de mestrado e doutorado e realização de concurso para a contratação de 2 mil professores efetivos.
Na saúde, além da inauguração do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota do bairro Prefeito José Walter, sete postos de saúde foram reformados e foi iniciada a requalificação do Gonzaguinha de Messejana. Também foi inaugurado um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil, quatro novas Salas de Apoio à Mulher que Amamenta; dois novos Bebê Clínica Odontológica e três novas bases descentralizadas do Samu. Foram aplicadas, ainda, 6 milhões de vacinas contra a Covid-19.
Em relação à mobilidade, um dos destaques na gestão do prefeito Sarto foi a recuperação de 1.024.972,37m² de malha asfáltica. Também foram implantados 71,1 quilômetros de malha cicloviária, totalizando 418,6 quilômetros distribuídos por todas as regionais da Capital.
Meio Ambiente e Urbanismo
Há de se enfatizar, ainda, os investimentos em meio ambiente e urbanismo. A prefeitura finalizou a revitalização da primeira etapa do Parque Rachel de Queiroz e já prepara as obras dos trechos 3 e 4. Também entregou a requalificação do Parque Passaré, que abriga o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Falconete Fialho. Além disso, foram construídos dois micro parques urbanos como projeto piloto e está prevista a criação de outros 40 do tipo em toda a cidade, sendo 30 até o final de 2023.
Desenvolvimento econômico
A Prefeitura também investe no desenvolvimento econômico, com foco no crescimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao longo dos dois anos de gestão, destaca-se o novo programa Nossas Guerreiras, que já garantiu crédito orientado a mais de 4.300 mulheres. Outras 24.722 já foram capacitadas com o curso ‘Elaboração de Propostas de Negócios’. Ainda incluindo a população feminina, a iniciativa Mulher Empreendedora beneficiará, em sua terceira edição, até 80 negócios com crédito orientado no valor de até R$ 15 mil, bem como formações e consultorias.
Ainda como ações em evidência nessa área existem o Fortaleza Capacita, que já atingiu 36.254 pessoas; e o Fortaleza + Futuro, que no primeiro semestre deste ano ofertou 6.265 vagas de cursos e no segundo semestre, mais 2.420 vagas, em parceria com o Senai Ceará.
Juventude
Fortaleza é uma das capitais brasileiras que mais investe em políticas públicas para a juventude. Nos dois anos de gestão houve a criação dos programas Juventude Digital, com turmas na Escola Jovens Programadores e da Escola Jovens Designers; a ampliação do Programa Bolsa Jovem de 2 mil para 3 mil vagas e, ainda, o Liderança Jovem, projeto que selecionou 86 jovens para intercâmbio de até dois meses em cinco cidades.