ATIVIDADE CORRECIONAL

Prefeitura de Fortaleza participa de debates no ‘Fórum de Corregedorias’

Por Marcelo - Em 25/08/2022 às 7:36 PM

A Prefeitura de Fortaleza, representada pela Controladoria e Ouvidoria Geral (CGM), participou da 2ª Reunião do Fórum de Corregedorias do Ministério da Economia (ME), que ocorreu nesta quarta e quinta-feiras (24 e 25), no Banco do Nordeste (BNB). A atividade objetiva uma aproximação conjunta e permanente entre as unidades vinculadas ao ME e órgãos responsáveis pela atividade correcional. A abertura contou com a palestra do corregedor-Geral da União, Gilberto Walter Júnior, com o tema: “As inovações normativas do processo administrativo de responsabilização de pessoas jurídicas”.

Fórum do Ministério da Economia debateu a atividade correcional                Foto: Divulgação

Foram contemplados também nos painéis questões relacionadas a “Combate à corrupção – Uma estratégia pública-privada”; “O papel das instâncias da integridade na governança das organizações”; “Atuação preventiva, Pesquisa de percepção e Medidas alternativas de resolução de conflitos”; “Projetos FOCO.ME – Ações de capacitação”; “LGPD e procedimentos correcionais”; e “Governança das recomendações emanadas pela Corregedoria do Banco do Nordeste”.

Para a secretária-chefe da CGM, Christina Machado, o encontro debateu questões importantes para a administração pública. “Além da atividade correcional, o Fórum proposto pelo Ministério da Economia, debateu questões relevantes para a gestão pública, como integridade, LGPD e estratégias de combate à corrupção. Pautas como essas, já estão sendo tratadas no âmbito do município, onde lançamos esse ano o programa “Fortaleza Íntegra”, reforçando o compromisso com a ética, com a transparência e com a integridade”, destacou Christina.

O corregedor-geral de Fortaleza, Marcos Cavalcanti, destacou a troca de informações casos vivenciados. “Aproveitamos a oportunidade do compartilhamento de experiências para elaborar propostas e alinhar boas práticas adotadas por esses órgãos. Dessa forma, podemos subsidiar os gestores municipais, aprimorando os processos e trâmites correcionais adotados em Fortaleza“, evidenciou Marcos.

O Fórum reuniu representantes e técnicos de aproximadamente 25 instituições, com destaque para Ministério da Economia, Ministério da Cidadania, Receita Federal, CGU, Controladoria Geral do Estado do Ceará, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Casa da Moeda do Brasil (CMB), BNB, BNDES, entre outras.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder