REVITALIZAR O ESPAÇO

Prefeitura de Fortaleza vai realizar uma ampla reforma do Mercado Central

Por Marcelo - Em 17/05/2024 às 4:52 PM

Equipamento de grande relevância para impulsionar o turismo e as vendas de artesãos e comerciantes cearenses, o Mercado Central vai passar por uma ampla reforma. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (17), pelo prefeito José Sarto. A obra, que será realizada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), irá revitalizar o espaço e também garantir melhor segurança e funcionalidade para os usuários e os permissionários que atuam nos 550 boxes e 70 quiosques ali existentes.

Sarto assina a ordem de serviço que garante o início imediato das obras

Trata-se do maior mercado de artesanato do Brasil e um dos maiores da América Latina, com rica variedade de produtos regionais, artesanato e gastronomia típica, movimentando a economia local e sendo um dos principais cartões-postais de Fortaleza. “É uma obra para consolidar a tradição cultural e turística do nosso Mercado Central. São intervenções para melhorar a fachada, o piso, as escadas rolantes, garantindo maior acessibilidade para todos os permissionários e turistas. Vamos entregar um equipamento moderno, tranquilo e seguro. O ponto fundamental é dar um bom mercado para os fortalezenses e, consequentemente, atrair ainda mais turistas, gerando mais renda”, afirma José Sarto, que estava ao lado de seu o vice, Élcio Batista.

As intervenções previstas incluem a troca completa das telhas, manutenção da drenagem pluvial com reforma das calhas, recuperação do sistema de proteção contra incêndios e instalação de um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), para prevenir danos causados por raios. Além disso, serão realizadas a reforma dos pisos metálicos das passarelas e rampas internas, revisão elétrica total da estrutura, manutenção das subestações, pintura geral interna e externa, e recuperação da cerâmica da fachada.

Acessibilidade

“São obras fundamentais e importantes. Fizemos todo um projeto anti-incêndio junto ao Corpo de Bombeiros e, além disso, também serão feitas estruturas de acessibilidade. Como o prefeito já pontuou, são reformas completas do chão ao teto. Logo este será um ambiente mais tranquilo e saudável para todos que visitam e trabalham aqui”, comenta Ferrúcio Feitosa, titular da Seger. Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura da ordem de serviço o deputado federal André Figueiredo, os vereadores Adail Júnior, Elpídio Nogueira e Kátia Rodrigues, assim como os secretários Isaac Andrade, Arcelino Lima, Paola Braga, Francisco Ibiapina, Bruno Alves e Dimitri Rabelo.

O presidente da Cooperativa de Permissionários e Locatários do Mercado Central (CoopCentral), José Aquino, celebrou as intervenções. “Isso vai ser de grande importância para todos nós, tendo em vista que esse é um dos maiores mercados de produtos regionais da América Latina. Vai dar uma vida nova para o nosso mercado”. Ele trabalha no local há 55 anos e já passou por várias fases do equipamento, inclusive pela inauguração da nova estrutura na década de 1990. Como ressaltou, os trabalhos de reforma serão importantes para garantir melhores condições de trabalho e maior renda.

Mais notícias

Ver tudo de IN News