Deputado estadual

Preocupado com El Niño no Ceará, De Assis Diniz incentiva agricultores a se inscreverem no Garantia Safra

Por Redação IN Poder - Em 20/09/2023 às 12:30 AM

0iyhlinhxepy1liin0sezzs9evqycx2btd0r2whp

Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa

9zucpuax3urwttxeyr2duqwgnwkok7linjbkkvmu

9zucpuax3urwttxeyr2duqwgnwkok7linjbkkvmu

O deputado estadual e ex-secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz (PT), demonstrou preocupação com a situação do Estado caso os prognósticos climáticos para 2024, com relação ao fenômeno El Niño, se confirmem. E por conta disso, o parlamentar incentivou que os agricultores cearenses a se inscreverem no programa Garantia Safra até o fim deste ano.

“As previsões climáticas, infelizmente, são preocupantes, por conta dos efeitos que o fenômeno El Niño pode trazer para o Nordeste. Nosso Ceará, que tem 92% do território no semiárido, pode vir a sofrer bastante com a seca. Por isso, é urgente os agricultores prepararem seus documentos para efetuar a inscrição, com a ajuda das prefeituras, secretarias, sindicatos e cooperativas”, afirmou o deputado durante seu tempo de fala na tribuna do Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Os trabalhadores rurais que desejarem fazer as inscrições precisam estar atentos, já que elas são feitas nas próprias comunidades, por meio de técnicos da Ematerce e membros dos sindicatos de trabalhadores rurais. Os profissionais precisam ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Família (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

E como o Garantia Safra foi dividido em duas regiões no Ceará, os agricultores da Região 1 tem 21 de novembro como data limite para realizarem as inscrições, já da Região 2 até dia 20 de dezembro. “Podem participar os agricultores que plantam de 0,6 a 5 hectares de arroz, feijão, milho, algodão e/ou mandioca, em área não irrigada e que não tenham renda familiar mensal de até um salário mínimo”, explicou De Assis.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder