Projeto Bici

Primeiro lugar entre dez cidades do mundo, Fortaleza ganha US$ 1 mi da Bloomberg Philanthropies para expandir malha cicloviária

Por Redação IN Poder - Em 02/06/2023 às 12:14 PM

Snapinsta.app 350567200 2173882716138596 3156544182500499564 N 1080

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), comemorou nesta sexta-feira, 2, um feito obtido pela Cidade. Entre as dez cidades do mundo selecionadas para o projeto BICI (Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure), da Bloomberg Philanthropies, a capital cearense ficou em primeiro lugar, conquistando a premiação de US$ 1 milhão para expandir a malha cicloviária.

“Amanhã é Dia Mundial da Bicicleta, e compartilhamos essa notícia com muita alegria, pois estamos trabalhando forte para aumentar a ciclomobilidade e investindo em inovação para promover a saúde e o bem-estar de nossos moradores”, afirmou o pedetista em publicação nas redes sociais. “Com o apoio da Bloomberg, em parceria com a Global Design Cities Initiative, vamos implantar 180 quilômetros de ciclofaixas, alcançando 600 km de malha cicloviária na Capital”, completou.

O objetivo do programa Bici é tornar a utilização das bicicletas cada vez mais fácil aos residentes, além de ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, reforçar a saúde pública e aumentar as oportunidades econômicas.

Saiba mais

O Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici), em parceria com a Global Designing Cities Initiative (GDCI), selecionou 10 cidades de todo o mundo para participar do programa. Os selecionados receberão financiamento para promover inovações na infraestrutura cicloviária existente e assistência técnica na concepção de novas ciclovias e ciclofaixas pelos próximos três anos. Como primeiro lugar mundial, Fortaleza também é a única cidade brasileira selecionada pelo Bici e vai receber 1 milhão de dólares em investimentos nas estruturas cicláveis.

“É um imenso orgulho ver Fortaleza em primeiro lugar entre as dez cidades selecionadas, pois estamos trabalhando forte para incentivar a ciclomobilidade na cidade, investindo em inovação para promover a saúde e o bem-estar de nossos moradores. Com esse investimento, vamos implantar 180 quilômetros de ciclofaixas e alcançar a marca de 600 quilômetros na Capital. Temos hoje 192 estações do Bicicletar e chegaremos a 200 até 2024”, celebrou Sarto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder