APURAÇÃO JUDICIALIZADA
Projeção de agências garante Joe Biden como novo presidente do Estados Unidos
Por Marcelo - Última Atualização 9 de novembro de 2020
As agências de notícias norte-americanas anunciaram, no início da tarde deste sábado (7), que o candidato democrata Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos. Segundo as projeções, ele já teria conquistado 284 delegados do colégio eleitoral, frente a 214 de seu opositor, na eleição mais disputada daquele país.
Apesar disso, o candidato republicano, Donald Trump não admitiu a derrota e entrou com processos judiciais para pedir a recontagem de votos em alguns estados norte-americanos, alegando que teria havido fraude na votação realizada pelos correios, mas sem apresentar provas de tais irregularidades.
A judicialização de parte dos resultados finalizados até agora, junto à Suprema Corte Americana, e a falta de admissão de derrota por parte de Trump podem levar a divulgação oficial do nome do novo presidente dos Estados Unidos, por mais alguns dias.
Mas tendo em vista a vitória de Biden em estados considerados de extrema importância, como Michigan e Wisconsin, aliada à virada do candidato democrata sobre o atual presidente dos EUA na Geórgia e na Pensilvânia, devem garantir os votos necessários para assumir o assento da principal poltrona da Casa Branca. Ele será o 46º presidente norte-americano e deve fazer o discurso da vitória ainda neste sábado.