Impacto na política local

PT, PCdoB e PV oficializam neutralidade na eleição para Prefeitura de Aracati

Por Redação In Poder - Em 08/08/2024 às 10:00 AM

Whatsapp Image 2024 01 30 At 10.38.01

Foto: Divulgação

A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, oficializou sua decisão de neutralidade nas eleições majoritárias de Aracati, no Litoral Leste. A mudança ocorre após o comando nacional da federação ter anulado parcialmente a convenção realizada em 27 de julho e substituído a comissão provisória local.

Originalmente, a convenção havia estabelecido uma aliança com o Republicanos para apoiar Caetano Neto na corrida pelo Executivo. Contudo, na última segunda-feira, 5, o novo grupo da comissão provisória convocou uma nova convenção, alterando a posição da federação e decidindo pela neutralidade na disputa municipal.

Essa reviravolta surge após o rompimento da federação com o grupo liderado pelo atual prefeito Bismarck Maia (Podemos), que anteriormente seria apoiado pela federação. Apesar do desentendimento local, a família Bismarck, incluindo o prefeito e seus filhos – o deputado estadual Guilherme Bismarck (PDT) e o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) – continua sua aliança com o governo de Elmano de Freitas (PT) e com a administração federal liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão de neutralidade impacta diretamente a campanha de oposição, que perde tempo de propaganda em rádio e TV, além da possibilidade de utilizar imagens de Lula, Elmano e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Na corrida pela Prefeitura de Aracati, Bismarck Maia, que já foi reeleito, lançou Roberta Cardoso, vereadora e ex-secretária da gestão, como candidata a prefeita, com Ana Melo, também ex-auxiliar, como vice, ambas do Podemos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder