Por crimes de Guerra

Putin descarta presença na cúpula do G20 no Brasil para evitar complicações jurídicas

Por Redação IN Poder - Em 18/10/2024 às 6:50 PM

2023 12 28t122919z 1356425800 Rc2b65ayqex7 Rtrmadp 3 Russia Putin.jpg

Foto: Reprodução / Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta sexta-feira que sua possível participação na cúpula do Grupo das 20 principais economias, agendada para os dias 18 e 19 de novembro no Brasil, poderia comprometer os trabalhos do encontro. Ele afirmou que outra autoridade representará Moscou no evento.

A decisão de Putin ocorre em meio a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), que solicita sua detenção devido a alegações de crimes de guerra. A Ucrânia já manifestou oficialmente ao Brasil o pedido de que o líder russo seja preso, caso viaje para a cúpula.

“Tenho relações amistosas e excelentes com o presidente Lula, mas por que eu iria lá de propósito para atrapalhar o trabalho normal deste fórum?”, declarou Putin a repórteres, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em adição, o presidente russo mencionou a possibilidade de assinar um acordo bilateral com o Brasil que poderia contornar o mandado de prisão do TPI. “Decisões desse tipo são muito fáceis de contornar. Basta assinar um acordo intergovernamental e, assim, a jurisdição do TPI será limitada”, afirmou Putin.

A Rússia, que não é signatária do TPI, refuta as acusações de crimes de guerra que lhe são imputadas pelo tribunal, pela Ucrânia e por seus aliados ocidentais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder