ESPIGÕES DA BEIRA-MAR
Representantes da Prefeitura de Fortaleza celebram o fechamento da PPP
Por Marcelo - Em 29/08/2023 às 8:03 PM
Na solenidade de assinatura do contrato de concessão dos espigões da Avenida Beira-Mar, realizada nesta terça-feira (29), no Paço Municipal, tendo à frente o prefeito José Sarto, houve a presença de diversos integrantes da Prefeitura de Fortaleza, que foram muito elogiados. O vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, ressaltou a importância dos dois píeres – Náutico e Ideal – para o turismo da capital cearense, ressaltando que o projeto envolve as dimensões econômica, social e cultural.
“O turismo é uma grande indústria, uma economia pujante, que gera muitos empregos, pois sua base são os serviços, mas tem um componente social muito forte, de inclusão das pessoas nesse processo de desenvolvimento econômico e ascensão social via essa economia do turismo. E uma dimensão cultural muito forte, porque esse projeto é um exemplo de como a gente pode utilizar a Beira-Mar para promover a cultura, valores, a coesão social, tanto dos cidadãos e cidadãs que moram em Fortaleza, quanto todos aqueles que vêm visitar a nossa cidade que, hoje, é a mais procurada do Brasil; líder do PIB do Nordeste, a mais transparente do Brasil, a que mais emprega e qualifica pessoas. Tudo isso, numa grande demonstração de que se a gente continuar fazendo esses investimentos corretos, em parceria com o setor privado, vamos nos desenvolver com muito mais velocidade”, afirma.
Ele ressaltou que o desenvolvimento será 360 graus, integral, olhando não apenas para o ponto de vista econômico, mas também para o social e ambiental, pois isso promove a sustentabilidade. “Fortaleza tem uma grande oportunidade, pois possui 36 quilômetros de litoral. Poucas cidades do mundo têm isso. E praticamente temos um parque linear desde a foz do Rio Cocó até a foz do Rio Ceará. Poucas cidades têm um ecossistema tão perfeito para o desenvolvimento econômico, ambiental e social. Por isso que esses investimentos na Beira-Mar, na Praia do Futuro e na Barra do Ceará são fundamentais para desenvolver a economia e gerar empregos. O investimento na Beira-Mar repercute no Bom Jardim, na Vila Peri, no Conjunto Palmeiras, em Messejana, pois essa indústria é que está impactando a vida das pessoas em toda a cidade”, destaca Élcio Batista.
Secretário
Para o titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Rodrigo Nogueira, a assinatura da parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de Fortaleza com o Beach Park e o Grupo Social Clube, representa um passo para o futuro. “Vamos conceder esse equipamento por 16 anos e eles vão pagar à Prefeitura uma outorga de R$ 5,9 milhões, vão investir em capital próprio quase R$ 30 milhões, mas é importante ressaltar que isso vai gerar muitos empregos na nossa cidade, muitos recursos. O turista que vem para cá vai ficar mais um dia ou dois, por causa desses equipamentos, mas isso só foi possível graças à requalificação da Avenida Beira-Mar, que ficou maravilhosa, criando uma ambiência de negócios que fez com que o Beach Park, uma empresa de renome internacional, se interessasse em ganhar essa licitação, que tenho certeza que será um sucesso”, ressalta.
Além da expertise do Beach Park na parte de lazer, diversão e também na gastronomia, a sociedade com o Grupo Social Clube, que possui restaurantes de alto padrão em culinária italiana (La Pasta Gialla), oriental (Ryori) e carnes nobres (Santa Grelha e Carbone), agrega ainda mais valor aos espaços. “Essas operações dos restaurantes serão espetaculares. Quem não gosta de estar almoçando, contemplando a Beira-Mar. Pelas imagens que a gente viu de drone vai parecer que está num navio transatlântico, praticamente 360 graus só de mar. Então, serão equipamentos maravilhosos que vão potencializar a economia da nossa cidade”, celebra Rodrigo Nogueira.