MOBILIDADE URBANA
Roberto Cláudio apresenta as conquistas da capital cearense durante conferência internacional sobre segurança viária
Por Marcelo - Em 10/12/2020 às 1:56 PM
As questões de mobilidade urbana e segurança viária sempre foram prioridades do prefeito Roberto Cláudio, que participou na noite desta quarta-feira (9), de uma conferência internacional da iniciativa Guia Global de Desenho Urbano da NACTO (National Association of City Transportation Officials ou Associação Nacional de Agências Municipais de Trânsito).
Ele apresentou os projetos que impactaram positivamente os índices de segurança viária e as melhorias na mobilidade urbana de Fortaleza, com destaque para a redução em 50,3% das mortes no trânsito. Em 2010, os índices marcavam 14,9 mortes para cada 100 mil habitantes. Já em 2020, este número diminuiu para 7,4, passando da 6ª para a 16ª causa de morte na capital cearense.
Citou as ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), desde a implementação de faixas exclusivas de ônibus, aumento da malha cicloviária, criação do Bilhete Único, instalação do Bicicletar e disponibilização do aplicativo Meu ônibus, dentre outras iniciativas.
Com isso, a mobilidade urbana sustentável em Fortaleza se apoia em equidade para uma divisão mais justa do espaço das ruas, modais sustentáveis e prevenção de acidentes. Além da diminuição dos óbitos, os resultados refletem também nas admissões hospitalares, que chegaram a reduzir em até 37% a quantidade de pacientes feridos por acidentes de trânsito.
Roberto Cláudio explicou que de início as mudanças pareciam drásticas, mas foi preciso assumir o risco político e liderar o processo. “Dessa forma, começamos a implementar projetos que priorizavam os usuários mais vulneráveis, contando, principalmente, com engajamento político, expertise técnica do nosso time, suporte internacional e engajamento midiático”, disse.
Em suas redes sociais, destacou sua participação na conferência internacional. “Apresentei os projetos de mobilidade implantados na nossa gestão e que vêm transformando positivamente a vida na Capital. Fico muito satisfeito em ver Fortaleza como referência em um evento que representa casos de sucesso nas Américas, porque sei que estamos trilhando caminhos de cada vez mais justiça social, oportunidades e qualidade de vida”, completou Roberto Cláudio.