
Líder do governo
Romeu Aldigueri diz que Elmano vai “conversar com todos” e projeta cenário para as eleições do próximo ano
Por Redação In Poder - Em 30/04/2023 às 3:33 PM

Em entrevista exclusiva ao IN Connection, Romeu também falou sobre a posição do PDT com relação ao Governo do Estado. Foto: Douglas Filho / Portal IN
Líder do governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) afirmou que o chefe do executivo estadual está disposto a dialogar com todos, independentemente de serem ou não da base governista. Em entrevista exclusiva ao programa IN Connection nesse sábado, 30, o pedetista também contou detalhes da decisão do partido em liberar seus filiados para comporem ou não a base governista.
“O PDT teve duas ou três conversas e hoje o que existe é a autonomia dos deputados. Nós temos 13 deputados estaduais na Assembleia e dez votam com o Governo, três têm feito oposição construtiva, salutar. São meus amigos pessoais. E a gente entende e considera legítimo porque eles são de Fortaleza e estão defendendo os interesses da sua base eleitoral”, disse o deputado estadual ao apresentador e CEO do Grupo IN de Comunicação, Pompeu Vasconcelos, no programa IN Connection.
A entrevista na íntegra está disponível no YouTube da Band Ceará. Ao ar sempre aos sábados, às 11h30min, o IN Connection é apresentado por Pompeu Vasconcelos e traz o que de melhor acontece no Estado, bem como convidados que possuem grande relevância social, econômica e política.
Recomendação
Enquanto líder de governo, Romeu revelou que recebeu uma solicitação de Elmano para que ele pudesse articular encontros com deputados estaduais no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado. Segundo ele, o governador tem se mostrado atencioso as questões dos parlamentares e prega que o diálogo precisa ser feito com todos, especialmente para com os que são de oposição.
“O governador está aberto a conversar com todos. Já está recebendo os deputados estaduais e vai receber todos, seja de situação ou oposição. A determinação de Elmano para mim, como líder, é de convidar a todos”, ressaltou Romeu.
Eleições 2024
Outro ponto abordado na entrevista foi a projeção do deputado para as eleições municipais do próximo ano. Para ele, apesar de terem rachado no pleito do ano passado, PDT e PT vão ter parcerias, um sendo cabeça de chapa e outro como vice. Ele considera, inclusive, que o clima dentro da sigla brizolista já está caminhando para “pacificação”.
“Acredito que sim (na pacificação). Tranquilamente. Vamos analisando individualmente cada contexto, na questão das alianças municipais. Até porque a eleição ano que vem é municipal. São 184 eleições, cada uma com sua peculiaridade. Eu tenho certeza que na grande maioria dos casos vão estar juntos PDT e PT”, considerou.
“Vai existir na eleição municipal no ano que vem (parceria). Com a grande maioria dos prefeitos do PDT compondo chapa com o PT na vice, ou o PT sendo cabeça de chapa e o PDT na vice”, continuou.
Mas Romeu fez ressalva ao citar a situação na Capital. Apesar de terem feito aliança nos últimos 16 anos, os dois partidos romperam na eleição do ano passado e disputaram o mesmo cargo pela primeira vez – a nível de Estado – após o período de parceria iniciado no governo de Cid Gomes (PDT).
“Em Fortaleza isso é diferenciado e a gente entende isso. Até porque, nos últimos anos PDT e PT não caminham juntos na Capital”, finalizou.
Assista ao programa IN Connection aqui:
Mais notícias


Levantamento da Febraban
