
Estratégia do Prefeito
Saiba como Evandro Leitão pretende compensar fim da Taxa do Lixo em Fortaleza
Por Redação In Poder - Em 03/01/2025 às 11:02 AM

Foto: Divulgação
No primeiro ato como prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) encaminhou à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta quinta-feira, 2, mensagem propondo a extinção da Taxa do Lixo. A entrega foi feita ao presidente da Casa, vereador Léo Couto (PSB), durante solenidade no Paço Municipal, com a presença da vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD), vereadores e secretários municipais.
O prefeito estimou que o impacto financeiro do fim da cobrança será de aproximadamente R$ 120 milhões. Apesar disso, Evandro afirmou que não haverá aumento de impostos para compensar a perda de receita. “A única coisa que eu tenho convicção é que a situação financeira não está boa”, declarou. Para viabilizar a proposta, ele anunciou cortes de gastos e reavaliações de contratos em vigor na Prefeitura.
Entre as medidas para equilibrar as contas, Evandro destacou que será realizada uma reforma administrativa, prevista para ser enviada à Câmara até fevereiro. Segundo ele, a revisão de despesas será acompanhada de ajustes em contratos considerados excessivos. “Já detectamos algumas gorduras, entre aspas, de algumas relações jurídicas que nós temos”, afirmou, reforçando o compromisso com a responsabilidade fiscal.
O presidente da Câmara, Léo Couto, informou que convocará uma sessão extraordinária, ainda em janeiro, para votar a proposta. Segundo o vereador, as comissões da nova legislatura estão sendo formadas, mas a expectativa é de que o projeto avance rapidamente, já que a extinção da taxa foi uma promessa de campanha tanto do governo como de parlamentares da oposição.
A Taxa do Lixo foi aprovada pela Câmara no fim de 2022 e entrou em vigor no ano seguinte. Contestada desde a criação, a cobrança se tornou tema central no debate eleitoral de 2024. Evandro Leitão assumiu o compromisso de extingui-la durante a campanha e reforçou, no ato de entrega do projeto, que manterá a meta de ampliar serviços públicos sem aumentar a carga tributária.
Mais notícias


Semace Assume
