
Titular da SDE
Salmito Filho celebra retomada das águas da Transposição do Rio São Francisco no Ceará: ‘Segurança hídrica para os cearenses’
Por Redação In Poder - Em 19/02/2024 às 10:00 AM

Foto: Reprodução
O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, celebrou a retomada do uso das águas da Transposição do Rio São Francisco no Estado, após um ano. Com a previsão de chuvas abaixo da média histórica, o governador Elmano de Freitas (PT) solicitou ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) o uso das águas para abastecimento do açude Castanhão.
“Cientes de que muito provavelmente teremos uma estação chuvosa em 2024 abaixo da média, como apontam as previsões científicas, essa conquista trabalhada diretamente pelo nosso governador é de fundamental importância”, declarou o secretário.
Salmito aponta que a decisão de Elmano fortalece a segurança hídrica do Estado, especialmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com o uso das águas do Velho Chico, também “aumenta a segurança hídrica para os nossos produtores rurais que precisam também de água para produzir e gerar emprego e renda”, apontou.
As comportas do trecho que ‘manda água’ para o Riacho Seco foram abertas na sexta-feira, 16. O trajeto até chegar o açude Castanhão é de 300 km, devendo chegar em aproximadamente 20 dias. Com o bom volume de chuvas que o Rio Salgado está recebendo, as águas da transposição podem chegar ao maior açude da América Latina mais cedo.
Mais notícias


CONTRIBUINTES
