NOVOS NEGÓCIOS

Salmito vai implantar Data Science na SDE e criar área de fusões e aquisições

Por Marcelo - Em 02/01/2023 às 11:01 AM

O novo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, afirmou que pretende realizar um forte tarbalho no sentido de promover o crescimento de todos os setores produtivos e em todo o território cearense, com inovação, transparência e sempre ouvindo todos os atores envolvidos. E uma de suas principais medidas será a implantação do Data Science, utilizando Inteligência Artificial para promover o crescimento do Estado. Segundo ele no mundo dos negócios, que é importante porque gera empregos, renda, receita privada e receita pública, as parcerias são muito importantes para o desenvolvimento.

Salmito Filho que atuar com Inteligência Artificial para ampliar negócios           Foto: Portal IN

“Queremos implantar na secretaria uma área específica para tratar de fusões e aquisições (M&A), pois grupos empresariais têm interesse de ampliar seus negócios, sejam os locais, cearenses; nacionais ou até mesmo do exterior, ampliando esse ambiente de negócios e a economia cearense. E temos de buscar também um desenvolvimento atingindo aquela parte da população que ainda não está participando desse processo. Por isso estamos desenhando um conjunto de propostas, identificando os avanços, para apresentarmos ao governador ainda neste início de mês, para a partir da autorização dele trabalharmos com racionalidade e inteligência. Inclusive, vamos implantar um Data Science, trabalhando todos os indicadores e oportunidades econômicas, de uma combinação de Inteligência Artificial, para prospectarmos novas empresas e negócios para o Ceará. Não se faz política pública sem dados, sem indicadores. Queremos trabalhar com inteligência de dados, garantindo todas as conquistas extraordinárias que o Ceará obteve nos último anos”, destacou Salmito Filho.

Ele disse ter ficado muito honrado com o convite e a confiança nele depositadas pelo governador Elmano de Freitas, sendo que a linha que foi determinada é que seja um governo de continuidade, garantindo as conquistas obtidas com os governos Camilo Santana e Izolda Cela, avançando ainda mais. “E não será diferente na nossa Pasta, reconhecendo o excelente trabalho que o secretário Maia Júnior fez, junto com sua equipe. Estamos trabalhando ideias, conhecendo melhor todas as conquistas, para apresentarmos um plano inicial ao governador Elmano, para então construirmos um trabalho de governança e de gestão técnico, eficiente, buscando avançar no desenvolvimento do Ceará, principalmente nos sertões“, afirmou.

Explicou, também, que pretende realizar uma construção das políticas públicas a muitas mãos, ouvindo as federações – FIEC, Faec, Fecomércio-CE, FCDL -, o Sebrae-CE, o Senar, as universidades, pois elas representam a ciência e a tecnologia, e a sociedade cearense como um todo. Sempre com o objetivo de tornar o setor produtivo do Estado cada vez mais competitivo, eficiente e que venha a melhorar a qualidade de vida da população. “É com essa compreensão e com muita capacidade de diálogo, ouvindo a todos, os líderes empresariais, a sociedade civil, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, que vamos trabalhar para consolidar e aumentar ainda mais o desenvolvimento econômico cearense”.

Salmito assina o termo de posse em cerimônia realizada no Palácio da Abolição

Sobre o investimento de US$ 1 bilhão – cerca de R$ 5,25 bilhões – que uma multinacional começará a investir no Complexo Industrial e Portuário do Pecém para construir sua usina de produção de Hidrogênio Verde no Ceará (H2V), Salmito foi enfático. “O Hidrogênio Verde é um extraordinário legado dos governos Camilo e Izolda, do secretário Maia Júnior, e dessa construção colaborativa, participativa, com um protagonismo em especial da FIEC, com o presidente Ricardo Cavalcante. Nosso objetivo é garantir essas conquistas e ampliá-las. Afinal, o H2V só se põe em pé, além de todo o extraordinário trabalho feito, precisa ser regulamentado no Brasil. Vamos buscas com o Governo Federal, com o Congresso Nacional, essa regulamentação, para fazer com que o Ceará assuma um protagonismo global, numa perspectiva completamente avançada, nova, que é de um combustível limpo, energias renováveis, trazendo colossais investimentos, economia, oportunidades produtivas e econômicas, numa perspectiva que é a melhor possível, a sustentabilidade ambiental”, salientou.

Comemorou que o Ceará, com este megaprojeto do Hidrogênio Verde, deverá ser líder no Brasil e no mundo na produção de combustível verde. E que esse é um vetor muito importante que será trabalhado durante sua gestão à frente da SDE. Mas não será o único, citando ainda todo o potencial do Complexo do Pecém para atrair novas indústrias; ampliar a competitividade do terminal portuário; cumprir todos os compromissos da parceria com o Porto de Roterdã, que é sócio do Pecém e o principal da Europa. “Além de fazer com que a modernidade vá para além do Complexo do Pecém, além das regiões metropolitanas de Fortaleza, de Sobral e do Cariri, que concentram mais de 90% dos empregos formais do Ceará, chegando a todo o Estado – nos sertões, no semiárido -, numa parceria entre poder público, lideranças empresariais e empreendedores de todos os tamanhos, desde MEI, MPEs, médias e grandes empresas”, completou Salmito Filho.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder