Defensoria Pública do Estado do Ceará
Sâmia Farias é empossada nova defensora geral do Ceará: “Seremos voz e luta por dias melhores”
Por Redação IN Poder - Em 04/12/2023 às 10:46 PM
Num gesto que fundia a essência do amor materno e a essência do serviço público da Defensoria, Sâmia Costa Farias Maia adentrou o auditório da Defensoria Pública do Estado do Ceará ao lado de seus filhos, Davi e Luis. A nova defensora pública geral do Ceará reafirmou sua posição. “Viver essa maternidade de uma maneira plena é algo que deve ser reivindicado não só do ponto de vista individual, mas também sob um prisma social e político. É um direito”.
A representação da liderança máxima da Defensoria, a sétima mulher a ocupar o cargo, une os laços e a coragem necessária para defender os direitos mais essenciais da população vulnerabilizada. E das mulheres e mães. “Quando estava em campanha fui muito questionada se ‘daria conta’ e se teria ‘disponibilidade’ para dedicar tempo à Defensoria, já que tenho dois filhos pequenos. Faço o grifo logo nesse início para dizer que meus filhos não só estão comigo em todos os meus dias, como são a minha melhor parte”, destacou Samia Farias durante a solenidade, que reuniu mais de 200 pessoas.
A posse aconteceu na tarde desta segunda-feira, 4, no auditório Jesus Xavier de Brito, localizado na sede da Defensoria, em Fortaleza. A solenidade reuniu autoridades, secretários de Estado, defensores públicos em atuação, deputados, vereadores, autoridades civis e militares, familiares e colaboradores.
Cearense, Sâmia Costa Farias Maia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). Ingressou na Defensoria Pública do Ceará em 2008. Atuou em Trairi, Cascavel e Aquiraz. Está hoje em Fortaleza, no Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi) e na Unidade Móvel, já tendo passado pelas defensorias criminais, de família e da fazenda pública, além dos núcleos especializados de habitação e moradia e do idoso.
Em seu discurso, destacou as suas antecessoras, Mariana Lobo e Elizabeth Chagas, “Mariana e Beth, quero agradecer imensamente a oportunidade de ter integrado suas equipes e de ter vivido tantos momentos desafiadores e também de compartilhar tanta alegria com as conquistas destes últimos anos. Vocês merecem, honrosamente, os mais sinceros aplausos. espero mesmo honrar este legado das grandes mulheres desta instituição e sei que não sairão das arenas e das lutas. E nem largarão minha mão”. Na solenidade, Elizabeth Chagas fez um balanço de sua gestão e foi homenageada por Samia Farias.
A defensora pública geral destacou projetos já existentes como a Defensoria em Movimento, que leva atendimento à população em diversos bairros da capital e do interior, a posse popular pela sociedade civil, a escuta da população nas edições do Orçamento Participativo. E assumiu o compromisso de continuar levando os serviços da instituição a todo o Estado do Ceará
“Assumo o compromisso de intensificar os esforços na interiorização da Defensoria, com mais defensores e defensoras, ampliando o número de cidades atendidas. Trabalharemos incansavelmente para garantir que cada cidadão cearense tenha acesso aos seus direitos. Vamos pintar o ceará de verde. Em 2024, completaremos 27 anos de institucionalização, uma jovem instituição, cheia de energia e de esperanças, mas que precisa de ajuda, apoio e cooperação de todos os atores políticos e do sistema de justiça que abrilhantam essa posse”.
Ela destacou uma gestão coletiva próxima aos movimentos sociais e de muito ‘sonho e luta’ por direitos. “Convido cada um de vocês a se unir a nós nessa jornada. Vamos agir de forma coletiva. Seremos voz e luta por dias melhores. E seguir lutando e construindo uma Defensoria Pública mais forte, independente, autônoma, presente e próxima do povo cearense”.
Com informações da Defensoria Pública do Ceará