SUCESSÃO EM FORTALEZA
Samuel Dias afirma que trabalhar e ver as mudanças na cidade são o seu estímulo principal para concorrer nessas eleições
Por Marcelo - Em 02/09/2020 às 4:48 PM
O pré-candidato pelo PDT à Prefeitura de Fortaleza, engenheiro civil Samuel Dias, foi o entrevistado do empresário e jornalista Pompeu Vasconcelos, no seu programa IN Connection, desta terça-feira (1). Ele falou sobre suas propostas caso seja o escolhido pelo partido e venha a ser eleito o novo prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.
Com muita expertise em gestão, uma vez que foi secretário de Infraestrutura e de Governo, do prefeito Roberto Cláudio, Samuel destacou ter se apaixonado pela área de recursos hídricos, tendo em vista os desafios impostos pela seca que castiga o Nordeste brasileiro.
Trabalhou em projetos muito importantes para o Ceará como a Transposição do Rio São Francisco, Eixão das Águas, Adutora de Abastecimento do CIPP, dentre outras. E, na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio, aceitou o convite para ser titular da Seinf, onde executou inúmeras obras de grande relevância para a capital cearense. Já no segundo mandato do atual prefeito, passou a ser o titular da Segov, onde também realizou um trabalho de destaque.
Infraestrutura
Quando chegou à Prefeitura de Fortaleza não conhecia muito bem todo o território da capital cearense, pois a exemplo de boa parte da população, achava que a cidade terminava na região do Castelão. “Mas ali é o começo de uma outra cidade, muito carente, de gente que é cidadão como todos nós, mas que carece de uma mínima infraestrutura para ter uma vida digna. Pude ver como faz falta uma calçamento na rua, drenagem, uma creche, isso muda a vida da gente. É isso que nos faz continuar na vida pública e querer cada vez mais dar a nossa contribuição para melhorar a vidas da pessoas que mais precisam da nossa cidade”, disse.
Educação
Samuel afirmou que como secretário da Infraestrutura conseguiu colaborar de maneira efetiva com as obras voltadas para a educação, como as creches em tempo integral, as escolas municipais, que deu um novo desempenho para o setor educacional da Capital. “A gente partiu de praticamente 10% de crianças em nível satisfatório de educação, para 100% em pouco menos de sete anos. Em Fortaleza não existia nenhuma escola em tempo integral e, hoje, são 50% dos alunos da rede municipal estão nessa modalidade. E voltando a falar das creches, Fortaleza tinha 10 mil vagas e, hoje, são 22 mil. Fortaleza mais que dobrou a sua quantidade de vagas em creche e isso é muito importante para a gente garantir o futuro da nossa cidade”, ressaltou.
Clique no play abaixo para assistir a gravação da entrevista!
Saúde
Lembrou que o IJF custa cerca de R$ 450 milhões por ano, o que representa quase a metade da arrecadação de IPTU da Prefeitura de Fortaleza. “E quando recebemos a gestão, os postos de saúde da capital estavam sucateados. Então, todos tiveram de ser reformados, e nesses oito anos fecharão 30 novos postos entregues. E é preciso equipar e montar as equipes. Também é preciso cuidar do fornecimento de remédios para a população. E Fortaleza, agora, tem as policlínicas e o IJF-2, que amplia o nosso atendimento. A intenção é continuar avançando nesta área que é tão importante para a nossa cidade”.
Obras
O pré-candidato do PDT ressaltou que as obras estão sendo realizadas em todos os bairros da Capital. “Hoje, Fortaleza tem o maior programa de investimentos de sua história, com R$ 1,5 bilhão, sendo 85% deles acontecendo nas áreas mais carentes da cidade. É o novo Hospital da Criança, que foi inaugurado agora no bairro Jóquei Clube, que tem nível de excelência. Temos dois novos Cucas, as areninhas que têm mudado a cara dos bairros de Fortaleza. Além das obras de saneamento, pavimentação e drenagem. A Prefeitura está investindo, como nunca investiu na sua história, por meio do Programa Mais Ação”.
Beira Mar
A região da Avenida Beira Mar é a maior indústria limpa da Capital, pois gera milhares de empregos e o dinheiro que é ganho ali, acaba sendo levado para os diversos bairros da cidade pelos taxistas, seguranças, cozinheiras, garçons, arrumadeiras, dentre outros profissionais. “Para termos dinheiro em caixa para fazer obras na cidade toda, é preciso cuidar de outras áreas, e trabalhar como investimento, como na nova Beira Mar, na Desembargador Moreira, Polo Gastronômico da Varjota, Praia de Iracema. Muita gente tira o seu sustento da Beira Mar e mora em bairros distantes. Investir na infraestrutura turística, que dará mais emprego e renda à população é estratégico. E investir também no Centro da cidade e no Complexo Zoobotânico do Passaré”.
Samuel também explicou que os espigões da Avenida Beira Mar serão concedidos à iniciativa privada, para potencializá-los, a fim de gerar renda para a Prefeitura de Fortaleza, além de oportunidades de emprego para a população fortalezense. Deve ser criada uma agência para fomentar a economia do mar e cuidar da exploração do espaço público, para fazer a sua manutenção”.
Turismo & Economia Criativa
Sobre o desenvolvimento da região da Praia de Iracema, que sempre foi um polo de atração turística da capital cearense, disse que pretende incentivar a realização de eventos naquela região, como o Réveillon, Férias na PI, Pré-Carnaval, dentre outros. “Espero que esta pandemia passe logo, para que a gente possa ter estes eventos e possamos potencializar o turismo cultural na região. E temos ainda a economia criativa, que vai desde o design de moda, de móveis, softwares, startups, impulsionada pela capacidade intelectual e criativa das pessoas. A nossa ideia para lá é termos empresas de tecnologia associadas a empreendimentos culturais, de alimentação, formando um ecossistema promissor. Por isso foi dado incentivo de ISS para essas empresas, as ruas estão sendo requalificadas e os negócios começaram a voltar para aquela área”.
Organização
Destacou que no primeiro mandato do prefeito Roberto Cláudio ele precisou reorganizar o município e a gestão pública para poder pagar a folha de pagamento em dia, obter crédito, preparar projetos. “E o segundo mandato tem sido melhor avaliado. E esse é o principal desafio do sucessor, que é fazer uma gestão melhor que a do prefeito Roberto Cláudio, saber como organiza o orçamento da Prefeitura, para manter os avanços e trazer novidades. Na mobilidade houve uma revolução em Fortaleza. Nos últimos oito ano antes da gestão do Roberto Cláudio o PIB do Brasil cresceu 32% e, nos oito anos dele, vamos fechar com um decréscimo do PIB nacional de 9%. E os investimentos que aconteceram na gestão de Roberto Cláudio cresceram uma vez e meia. As ciclofaixas e o Bicicletar mudaram a vida das pessoas. Além de novos viadutos com inserção urbanística, túneis para privilegiar o transporte público. Fortaleza tem um planejamento de que têm início, meio e metas a serem atingidas, que é o Fortaleza 2040”.
Inovações
E ressaltou que a Prefeitura de Fortaleza pode influenciar os investidores privados, para adensar um pouco mais a cidade, havendo mais dinheiro para investir em outras áreas da capital cearense, e incentivar a construção civil. “Tenho conversado com o pessoal do Sinduscon, da CDL, Fecomércio, entidades do terceiro setor para montar um plano de como vai ser daqui prá frente, pois as coisas vão mudar muito. A gente tem de investir no treinamento, na capacitação dos jovens de Fortaleza, para poderem lutar por empregos na área tecnológica”.
Campanha
Para finalizar, Pompeu Vasconcelos perguntou como será a campanha do PDT, cuja convenção será dia 12 e tem cinco pré-candidatos – Samuel Dias, José Sarto, Salmito Filho, Idilvan Alencar e Ferruccio Feitosa – além de aliados como Élcio Batista e Alexandre Pereira. “A escolha ainda não está definida. O PDT tem cinco excelentes pré-candidatos. A ideia é que seja um candidato construído através do debate e da construção de um plano de governo. Não tenho a minha candidatura como um projeto pessoal. Minha ideia sempre foi estar na Prefeitura pelo povo de Fortaleza, para poder trabalhar e ver a mudança na vida das pessoas. Isso é o que me move. A gente precisa pensar grande para o futuro da nossa cidade. Para isso a gente precisa ter uma continuidade no sentido de garantir as conquistas e ampliá-las ainda mais. Essa é a minha proposta”, completou Samuel Dias.