Demanda da categoria
Sarto anuncia fim de multas por viseira levantada e perdão das infrações dos últimos cinco anos
Por Redação IN Poder - Em 04/09/2024 às 3:00 PM
O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), anunciou que pretende perdoar as multas aplicadas a motociclistas nos últimos cinco anos devido ao uso de capacete com a viseira levantada. A proposta será formalizada por meio de um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) após as eleições.
O anúncio foi feito nas redes sociais nesta quarta-feira, 4. Sarto explicou que a medida foi tomada em resposta a demandas da categoria de motociclistas. Ele argumentou que, embora a obrigatoriedade da viseira faça sentido em rodovias e zonas rurais, o contexto urbano de Fortaleza exige uma abordagem diferente.
“Já fiz isso em momentos anteriores e, sendo reeleito, vamos enviar uma mensagem para a Câmara para anistiar todas as multas. Foi uma demanda da categoria. É até compreensível que a viseira seja obrigatória nas zonas rurais e nas rodovias, mas no trânsito urbano houve uma exorbitância. A gente precisa reconhecer a reclamação dos usuários da categoria, em diálogo com a AMC”, defende.
Segundo Sarto, essa não é a primeira vez que medidas desse tipo são adotadas em sua gestão. Ele lembrou que, em novembro de 2021, durante a pandemia, um projeto similar foi aprovado pela Câmara Municipal, também com o objetivo de aliviar as sanções para motociclistas.
O prefeito destacou ainda que, mesmo com a obrigatoriedade vigente, houve uma redução de 70% nas multas relacionadas ao uso de viseiras entre 2023 e 2024 em Fortaleza. Sarto também mencionou a importância de regulamentar melhor o Código de Trânsito, sugerindo que irá buscar apoio da bancada federal para adaptar as normas ao cenário urbano.