ABERTURA DO CONACI
Sarto destaca a importância das áreas de governança e transparência no Brasil
Por Marcelo - Em 10/11/2022 às 2:36 PM
O prefeito José Sarto participou nesta quinta-feira (10), da abertura da 44ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), reúne cerca de 40 controladores de estados e capitais do Brasil para discutir temas relacionados à governança, controle interno e social, transparência e avaliação dos serviços públicos.
“Esta é uma experiência enriquecedora, pois o Conaci congrega membros das diversas esferas administrativas como municípios, estados e a Federação. Fortaleza já foi sede da reunião em outras oportunidades e daqui saíram boas ideias. Nesse evento, poderemos discutir estratégias para deixar a máquina pública mais próxima do cidadão. Imagino que, nesses dias de congresso, surjam sugestões para que possamos otimizar o tempo de resposta do poder público à população e também mecanismos que se utilizem da inovação tecnológica para a realização do controle interno de maneira mais rápida e efetiva”, destacou Sarto.
De acordo com presidente do Conaci, um dos principais objetivos da entidade é atuar junto aos municípios. “Sempre trazendo ferramentas de controle interno para que a administração consiga entregar aquilo que se espera dela. Para termos saúde, educação e segurança pública de qualidade, é fundamental o bom uso dessas ferramentas. É dessa forma que podemos contribuir”, informou Rodrigo Fontenelle.
A secretária-chefe da CGM, Christina Machado, ressaltou a importância do encontro. “Fortaleza recebe mais de 40 controladores para, juntos, somar e valorizar a importância do controle, da transparência e da ética em uma gestão de vanguarda. Nossa cidade tem avançado com diversas iniciativas. Recentemente lançamos o projeto de Fortaleza Íntegra, que já conta com a adesão de 15 órgãos. Temos também prêmios que reforçam esse espírito de comprometimento nos servidores; realizamos um trabalho de capacitação contínua sobre transparência e controle nas pastas, e, sobretudo, temos diminuído a média de tempo de resposta à população”, disse.