SUPERANDO METAS DA ONU
Sarto destaca ações no trânsito da Capital no Summit Mobilidade Urbana 2021
Por Marcelo - Em 20/05/2021 às 12:57 PM
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, participou na manhã desta quinta-feira (20), do evento virtual Summit Mobilidade Urbana 2021, promovido pelo Estadão, cujo tema central foi “Mobilidade e sustentabilidade”. A apresentação foi realizada pela jornalista Carla Fiorito, destacando que esta é a primeira edição em formato totalmente online.
Agradeceu a oportunidade de revelar as principais políticas públicas implementadas na Capital. “É uma grande alegria falar sobre um trabalho exitoso, como o da mobilidade urbana em Fortaleza, que é referência para outras cidades do país. Agradeço ao jornal Estadão pelo convite e pela oportunidade de trocar experiências”, disse Sarto.
Ele lembrou que a capital cearense conseguiu, nos últimos anos, bater a meta que a ONU estabeleceu para redução de vítimas fatais no trânsito, mesmo com uma população de 2,668 milhões de habitantes, que migrou da área central da cidade para regiões periféricas, trazendo muitas demandas.
“A injeção de transporte motorizado na vida de Fortaleza é relevante e a cada mês entram em nossa frota cerca de 4 mil veículos, o que propicia acidentes de trânsito. Fortaleza conseguiu, nos últimos seis anos, reduzir em quase 52% o número de vítimas fatais de trânsito, por 100 mil habitantes. Em 2014 tínhamos 14,7 óbitos e agora em 2020 chegamos a 7,2 por 100 mil”, salientou o gestor municipal.
E destacou ter assinado, ontem, uma carta compromisso, renovando a pactuação com a ONU, para garantir a persecução dessas metas que são importantíssimas. “Sou médico e sei que política de trânsito é política de saúde pública. Pois a cada acidente que a gente evita, evitamos que uma pessoa se desloque para um equipamento hospitalar e o custo na saúde pública se eleva muito, quando temos um grande número de acidentes”.
Para tanto, a Prefeitura de Fortaleza tem incentivado o uso de bicicletas, implementação de ciclofaixas e ciclovias, priorização do transporte público, readequação de limites de velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres, áreas de trânsito calmo, calçadas vivas, são algumas das ações que têm apresentado importantes resultados.
Tanto que há oito anos a capital cearense tinha 68 quilômetros de ciclovias e, hoje, já são quase 400 quilômetros. “E a nossa meta para 2024 é atingirmos 500 quilômetros de ciclovias. São ações que serão ampliadas, pois estamos firmes no compromisso de proporcionar um trânsito cada vez mais seguro para todos”, ressaltou José Sarto.
Veja o vídeo:
https://www.facebook.com/sartoprefeito12/videos/976652216479415/