Com Requalificação,
Sarto destaca melhorias no Mercado Central e reforça propostas para o turismo em Fortaleza
Por Redação IN Poder - Em 10/09/2024 às 10:36 PM
O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), visitou na manhã desta terça-feira, 10, o Mercado Central, um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade. O local, considerado o maior mercado de artesanato do Brasil, está passando por um processo de requalificação que já alcançou 30% de execução. A visita ocorreu em meio aos compromissos de campanha, onde o prefeito reafirmou suas propostas para o setor.
Durante a visita, Sarto ressaltou a importância do Mercado Central como polo de geração de renda e cultura para a cidade. “O Mercado Central é um ponto tradicionalmente conhecido em Fortaleza pelo seu artesanato, e muitos empreendedores tiram daqui o seu sustento diário. Estamos regularizando o termo de permissão de 559 permissionários que trabalham no mercado. Temos a proposta, no próximo mandato, de reformar todos os mercados da cidade, com um paisagismo diferenciado”, afirmou.
O equipamento possui mais de 9,6 mil metros quadrados distribuídos em cinco pavimentos, abrigando 550 boxes e 70 quiosques, onde comerciantes e artesãos atuam. O mercado, que recebe cerca de 8 mil visitantes diariamente, está sendo reformado com um investimento de R$ 5 milhões, e as obras têm previsão de 12 meses para conclusão. Entre as intervenções, estão a troca das telhas, reforma do sistema de drenagem pluvial, recuperação do sistema de incêndio, revisão elétrica e revitalização da fachada histórica.
Os permissionários também comemoram as melhorias. Rogério Inácio, que trabalha no Mercado Central há mais de 30 anos, elogiou as obras em andamento. “Está sendo bom para a gente e para os turistas, ter um acesso melhor e uma boa aparência do mercado. O turista precisa de conforto”, disse.
Sarto também aproveitou a ocasião para reforçar suas propostas para o turismo no próximo mandato, destacando a requalificação da orla de Fortaleza, com a unificação das áreas desde a Barra do Ceará até a Beira Mar, passando pela Praia de Iracema e devolvendo à população a Ponte dos Ingleses. O prefeito mencionou ainda as intervenções em parques urbanos como parte de seu projeto para fortalecer o turismo da capital. “Tudo isso consolida o turismo nacional, regional e internacional em Fortaleza”, afirmou.