oitava unidade inaugurada desde 2021
Sarto entrega Escola Areninha São Cristóvão e urbanização do entorno do equipamento
Por Redação IN Poder - Em 10/05/2024 às 8:59 PM
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), inaugurou na última sexta-feira, 10, a mais nova Escola Areninha – um espaço que integra esporte e educação em tempo integral, localizado no bairro São Cristóvão. Essa iniciativa visa proporcionar aos alunos acesso a práticas esportivas e fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática durante o contraturno escolar. Esta é a oitava unidade desse tipo inaugurada desde 2021.
“Esta já é a oitava unidade que entregamos e até o final deste ano serão 50. As Escolas Areninha têm capacidade para atender 340 alunos no contraturno escolar. Os estudantes das escolas próximas frequentam esse espaço para aulas de reforço em matemática, português e também para praticar esportes. Essas unidades contribuem para consolidar os bons resultados que já temos, pois somos líderes em educação em tempo integral entre as capitais e também temos um dos sistemas de educação mais inclusivos do Brasil. Estou certo de que esses equipamentos mudarão a vida dessas crianças e de suas famílias”, celebrou Sarto.
Segundo o titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Jefferson Maia, as Escolas Areninha têm desempenhado um papel fundamental em Fortaleza para alcançar a meta de universalizar a oferta de ensino em tempo integral para os estudantes do Ensino Fundamental II, compreendendo as séries do 6º ao 9º ano.
“As Escolas Areninha são um exemplo do bom trabalho intersecretarial da Prefeitura, envolvendo as secretarias da Educação, Esporte e Infraestrutura, além de parceiros como a Universidade Estadual do Ceará, para entregar um bom equipamento para nossas crianças, garantindo a oferta de ensino em tempo integral. Fortaleza é a capital brasileira que mais avança na implementação do ensino em tempo integral, com mais de 64% dos alunos nessa modalidade. Nossa meta é universalizar essa oferta para o Ensino Fundamental II até o final do ano”, afirmou Maia.
A Escola Areninha beneficiará cerca de 340 estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais próximas ao equipamento. Os alunos participantes receberão almoço, lanche, uniforme, material pedagógico, transporte, supervisão e acompanhamento pedagógico. As atividades esportivas acontecerão nas instalações da Areninha, enquanto as aulas dos componentes curriculares serão ministradas nos espaços modulares. A unidade inclui três salas de aula, sala dos professores, coordenação, almoxarifado, refeitório, depósito de material de limpeza, copa e banheiros, totalizando uma área de 375m².
Atualmente, Fortaleza já conta com escolas desse tipo localizadas na Messejana, Jangurussu, Pirambu, Granja Portugal, Jardim das Oliveiras, Sítio São João, Mondubim e Barra do Ceará. Até o final de 2024, a cidade contará com 50 Escolas Areninhas. O novo equipamento recebeu um investimento total de R$ 1.080.966,54, somado a R$ 96.071,60 em material e mobiliário.