ATENDIMENTOS HOSPITALARES

Sarto reivindica o aumento de repasses para Fortaleza ao Ministério da Saúde

Por Marcelo - Em 15/02/2023 às 6:45 PM

O prefeito de Fortaleza José Sarto participou de uma importante reunião nesta quarta-feira (15), com a titular do Ministério da Saúde Nísia Trindade Lima, em Brasília. Durante o encontro, ele destacou a estrutura hospitalar da capital cearense e solicitou aumento de repasses ao município, para novos investimentos no atendimento às demandas de média e alta complexidade.

Sarto detalhou para Nísia Trindade a infraestrutura hospitalar da Capital         Foto: Divulgação

Fortaleza se destaca em relação às demais capitais do Nordeste pela rede composta por dez unidades hospitalares, que prestam serviços de atenção secundária e terciária. Com hospitais de referência no Estado, a Capital concentra grande volume de atendimentos oriundos dos mais diversos municípios do Interior.

No Instituto Doutor José Frota (IJF), por exemplo, 49% dos atendimentos são realizados em pacientes residentes em outros municípios. A demanda chega a 60% nos serviços especializados em oncologia. “O cenário nos impõe diversos desafios e requer pactuação estadual e federal para garantirmos cada vez mais avanços para a saúde da nossa cidade”, afirmou Sarto.

A reunião contou com a participação do secretário da Saúde, João Borges; da secretária de Finanças, Flávia Teixeira, além do chefe de Gabinete, Renato Borges. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, os deputados federais cearense André Figueiredo, Mauro Filho e Eduardo Bismarck, além da senadora pelo Maranhão, Ana Paula Lobato, também acompanharam a agenda do prefeito de Fortaleza.

“Passamos a nossa preocupação com o financiamento da saúde de Fortaleza, e a ministra ficou muito sensibilizada. Haverá outra reunião com equipes técnicas do Ministério da Saúde e da Prefeitura, lembrando que a questão saúde tem que ser repactuada com o Governo do Estado e com o Governo Federal, para que a gente possa dar a resposta que o povo de Fortaleza precisa e merece”, completou José Sarto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder