gerida pelo Instituto Cultural Iracema
Sarto visita Escola Pública de Música de Fortaleza
Por Redação IN Poder - Em 16/04/2024 às 7:00 PM
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), visitou, na manhã desta terça-feira, 16, a Escola Pública de Música de Fortaleza, equipamento entregue recentemente à população com oferta de aulas de música para crianças, adolescentes e adultos. Na ocasião, Sarto conheceu as instalações do equipamento, conversou com professores e ainda cantou com a equipe da escola.
Após a visita, o gestor destacou o papel do novo equipamento na transformação de vida de centenas de fortalezenses através da arte. “Tantas pessoas esperavam uma escola de música como essa na cidade, e agora podemos recebê-los, lapidar os diamantes brutos e mostrar grandes talentos para o Brasil. Neste primeiro momento, vamos receber 600 alunos, mas em breve iremos ampliar e receber mil. Imaginem mil crianças, jovens e adultos tocando piano, violão, percussão: muitos talentos irão florescer aqui.”
O equipamento é vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema. Desde março, a escola funciona no anexo do Complexo Vila das Artes, localizado no bairro Joaquim Távora. As instalações incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical.
O secretário da Cultura, Roberto Viana, explicou como os interessados podem participar dos cursos. “O acesso aos cursos se dá através de inscrição presencial ou on-line, e nós temos diversas opções: piano, violoncelo, violão, flauta, entre outros. Toda a população, de crianças a idosos, pode participar. A escola é feita para Fortaleza e para o povo de Fortaleza”, afirmou.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, e podem participar pessoas a partir de 8 anos. Os cursos têm duração de três anos e oferecem certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.
A escola conta com uma variedade de instrumentos disponíveis para os alunos, incluindo violão de 6 e 7 cordas, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote e clarinete. Além de aulas de canto popular, canto erudito e musicalização infantil através do canto. O corpo docente é formado por 15 professores com diversas especializações na área.