TRABALHO AELERADO
Sarto vistoria obras da Av. Beira Mar, que devem estar concluídas em junho
Por Marcelo - Em 11/01/2021 às 4:43 PM
O prefeito José Sarto, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, realizou, na manhã desta segunda-feira (11), uma visita às obras de requalificação da Avenida Beira Mar, que vêm sendo executadas em etapas e já recebeu uma série de intervenções relevantes, como alargamento da faixa de areia entre as avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, nova iluminação e calçadão, ciclofaixa, pistas de cooper e skate, dentre outras. Os trabalhos já estão com cerca de 90% de execução e devem ser concluídos até o mês de junho.
“Fortalezenses e turistas já dispõem de um novo calçadão, que está sendo urbanizado e recebendo intervenções na área de mobilidade. A vista da nossa Beira Mar é um belo incentivo ao lazer e ao esporte, além de gerar oportunidades e melhores condições de trabalho para a nossa população”, afirmou Sarto.
Serão construídos 707 boxes comerciais para a feirinha da Beira Mar, além de um skatepark, uma guarderia para as embarcações na orla do Mucuripe, além de outros equipamentos. “Temos aqui alguns caramanchões que vão oferecer serviços de internet, para que a pessoa possa ter lugar para sentar, para ler. Temos aqui também a distribuição de postos da Polícia, unidades sanitárias, enfim, a área toda da Beira Mar foi ampliada em muito”, destacou José Sarto.
Quadra chuvosa
A Prefeitura de Fortaleza divulgou, ainda na manhã de hoje, o plano de trabalho preventivo direcionado à quadra chuvosa deste ano. Após reunião, o prefeito Sarto anunciou as medidas previstas para melhorar a capacidade de resposta do município, incluindo ações assistenciais voltadas à saúde, drenagem e limpeza urbana.
O plano de contingência inclui, além da limpeza e da desobstrução de recursos hídricos, o diagnóstico de possíveis áreas inundáveis, a avaliação predial e a notificação de edificações; a estruturação de equipamentos de saúde, a aquisição de equipamentos utilizados pela Defesa Civil, e, ainda, o desenvolvimento de política de abrigamento temporário para eventuais necessidades.
Visando reduzir a transmissão de doenças ocasionadas por diversos vetores, a exemplo do mosquito Aedes aegypti e de roedores, a Prefeitura de Fortaleza iniciou, em novembro de 2020, as ações preparativas para a quadra chuvosa de 2021. Reunindo cerca de 1.200 profissionais da Vigilância Ambiental, a estratégia segue até fevereiro e visa à realização de 538 mil visitas domiciliares. E para este ano mais de 40 bairros serão contemplados com esta ação.
A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, reiterou a estruturação de 23 unidades de saúde direcionadas à assistência à população no âmbito das arboviroses. “Elegemos diversos postos de referência distribuídos pelas Regionais. Tivemos poucos casos registrados em 2020, mas há preocupações em relação à dengue, sobretudo. Portanto, além do monitoramento epidemiológico, dos boletins das arboviroses e do enfrentamento assistencial, nossas unidades estarão preparadas”, assegurou.