ESPORTES NÁUTICOS
Secel firma convênio com Iate Clube de Fortaleza para realizar projetos sociais
Por Marcelo - Em 22/02/2024 às 11:45 AM
A Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e o Iate Clube de Fortaleza firmaram um convênio com o objetivo de desenvolver projetos sociais ligados à prática de esportes náuticos, utilizando a infraestrutura disponível no tradicional clube da capital cearense. Uma reunião de alinhamento final do projeto foi realizada na noite desta quarta-feira (21), entre o secretário Ozires Pontes e o comodoro do Iate Clube, Pompeu Vasconcelos, junto com outros representantes das duas instituições.
“Recebi o comodoro do Iate Clube, Pompeu Vasconcelos, para alinharmos projetos voltados à prática de esportes náuticos em parceria com a Secel. O Iate Clube vai disponibilizar toda sua estrutura para ações sociais da Prefeitura de Fortaleza, criando oportunidades no aprendizado e aprimoramento em diversas modalidades náuticas. Mais que isso, essa parceria impulsiona a economia do mar, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a nossa Capital”, afirma Ozires Pontes.
De acordo com o diretor Jurídico do Iate Clube, Enio Corrêa, será destinado a adolescentes e jovens de até 29 anos, que integram a rede municipal de ensino ou programas sociais geridos pela Prefeitura de Fortaleza. “Esse projeto tem uma grande relevância social, pois os esportes náuticos, via de regra, são de difícil acesso, e dessa forma garantirá a acessibilidade a esse público, de onde podem surgir grandes talentos, de forma gratuita. Vale lembrar que a prática esportiva leva à cidadania, ao respeito ao próximo e à natureza”, ressalta.
Segundo Daniel Nottinghan, gerente Náutico do Iate Clube, a Sejuv está construindo o Cuca do Serviluz e a ideia é oferecer ao público que participará das atividades nesse equipamento da Prefeitura de Fortaleza, a prática de vela e remo aos futuros integrantes desse projeto. “Já está implantação uma Escola Náutica Municipal, na Barra do Ceará. Nossa ideia é complementar essa escola utilizando a estrutura do Iate Clube para a comunidade do Serviluz, Mucuripe e seu entorno, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é que possamos atender, a cada trimestre, pelo menos 100 jovens, com aulas realizadas de terça a sexta-feira no Iate Clube”, revela.
Oportunidades
Para o coordenador Jurídico da Secel, Victor Marcílio Pompeu, a ideia é unir esforços para oferecer oportunidade a quem se interessa pela prática de esportes no mar. “Até porque a indumentária utilizada é específica, necessita um treinamento especializado, equipamentos voltados à prática esportiva no mar, requerendo profissionais capacitados para o manuseio e ensino, o que o Iate Clube tem enquanto referência náutica. A Prefeitura tem um interesse, pois tem um projeto voltado à prática de esportes náuticos, pode juntar toda expertise que o Iate Clube tem nesta área, há tanto tempo, sendo uma referência no Nordeste. A Prefeitura quer desenvolver talentos, oferecendo oportunidades”, destaca.
Já o assessor Especial da Secel, Kal Aragão, que foi triatleta e participa de provas nacionais e internacionais de natação, o convênio é muito relevante. “O clube tem disponibilidade de horários, serviços e equipamentos voltados para a prática desses esportes náuticos , oferecendo oportunidade para os adolescentes e jovens que residem no entorno do Iate Clube de Fortaleza. Então, com pouco tempo, alguns deles poderão participar de campeonatos e falar que saíram de um projeto social promovido pela Prefeitura de Fortaleza. Temos alguns atletas do triathlon que se destacam em nível nacional e até internacional. Um deles é o Manoel Messias, oriundo de um projeto social semelhante, que chegou a disputar a Olimpíada de Tóquio e é um dos nomes cotados para disputar os Jogos Olímpicos de Paris, este ano”, completa.