Elpídio Nogueira

Secretário de Cultura anuncia lançamento de editais da Lei Paulo Gustavo em Fortaleza

Por Redação IN Poder - Em 20/06/2023 às 4:55 PM

Secretário Elpídio Nogueira

Foto: Divulgação / CMFor

O secretário de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Elpídio Nogueira, apresentou nesta terça-feira, 20, um balanço das ações da gestão municipal voltadas para a área, anunciando o lançamento de 13 editais voltados para a Lei Paulo Gustavo. O gestor falou do trabalho que a pasta tem realizado na valorização das manifestações e artistas locais, com o planejamento de ações em diversos espaços públicos da cidade.

Elpídio destacou o diálogo com o setor cultural da cidade, que por meio dos fóruns, debateu como seriam distribuídos os R$ 21 milhões da Lei Paulo Gustavo, resultando no planejamento de 13 editais. “Nós tivemos reuniões com todas as linguagem, todos os fóruns culturais foram ouvidos e eles decidiram como seria a participação de cada um deles na Lei Paulo Gustavo. Foi tudo construído a várias mãos e vamos lançar 13 editais até o final do mês de junho”. O gestor falou ainda do andamento do X Edital das Artes e XV Festival de Teatro de Fortaleza.

No balanço das ações do primeiro semestre de 2023, o secretário também mencionou a representatividade econômica do pré-carnaval e carnaval, com a descentralização dos eventos, somando 16 polos, contemplando 27 agremiações da cidade. “Uma festa muito bonita, lembrando que esse evento tem um papel importante no aquecimento da economia informal da cidade”, apontou.

Abertura da Galeria Chico da Silva, Salão de Abril, Giro Cultural, Conexão Cultural, Pôr do Sol e Cultura à Beira-Mar, estão entre as principais ações realizadas pela Secretaria de Cultura. De acordo com o gestor, no planejamento dos investimentos na cultural, a pasta tem como priorizado o diálogo com as categorias e a descentralização dos eventos para os diversos espaços públicos da cidade.

Reforçando a representatividade dos festejos juninos, o gestor reforçou o compromisso da Secultfor contando com um edital no valor de R$ 1,2 milhão contemplando 50 quadrilhas, além de dois festivais em cada regional. Elpídio Nogueira destacou ainda os editais da Cultura Tradicional Popular, de Pesquisadores dos Festejos Juninos e de Credenciamento para o circuito do Teatro de Fortaleza.

Elpídio ressaltou ainda a tramitação da revisão do Plano Municipal de Cultura na Câmara Municipal de Fortaleza, evidenciando os avanços que a matéria traz para o setor cultural. O secretário reforçou o papel dos parlamentares na efetivação da proposta na cidade, que tem debatido e apresentado emendas à matéria.

Parlamentares parabenizaram o trabalho que a Secultfor vem realizando na cidade, principalmente na abertura do diálogo com os movimentos culturais. Dentre algumas demandas apresentadas pelos vereadores estão: aumento do valor destinado ao Edital das Artes; ampliação da atuação do Vila das Artes; investimentos em políticas de educação e cultura; e o acompanhamento dos editais da Lei Paulo Gustavo.

Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder