CORRIDA PRESIDENCIAL

Sétima pesquisa FSB/BTGPactual mostra Lula à frente de Bolsonaro nas eleições

Por Marcelo - Em 25/07/2022 às 11:35 AM

A sétima rodada da Pesquisa BTG Pactual, realizada pelo Instituto FSB, para as eleições presidenciais de outubro próximo, mostra que, no cenário espontâneo o ex-presidente Lula (PT) teria 40% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%, e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes com 3%. Brancos, nulos ou nenhum somam 10% e não sabem ou não responderam 15%.

Lula venceria Bolsonaro no cenário espontâneo e também no estimulado        Foto: Divulgação

Já no cenário estimulado, em que são apresentados os nomes de todos os candidatos à Presidência da República, Lula lidera com 44%, tendo Bolsonaro em segundo lugar, com 31%, mas Ciro Gomes sobe para 9% nessa modalidade de questão. Simone Tebet e André Janones atingem 2%, enquanto Pablo Marçal 1%. Os outros seis candidatos, juntos, chegam a 1%,  nenhum deles chega a 5%, brancos e nulos 2% e não sabem/não responderam 3%.

A pesquisa revelou, ainda, que 63% dos entrevistados estão muito interessados (35%) ou interessados (28) nas eleições presidenciais deste ano. Mais ou menos interessados são 15%, pouco ou nada interessados representam 21% do total, e 1% deles não souberam ou não responderam. Sobre a certeza sobre o voto em outubro, 75% afirmaram que já se decidiram e não mudam sua opinião; 24% afirmaram que podem mudar e 2% não sabem/não responderam.

Outro dado relevante é que 95% dos eleitores pesquisados responderam que com certeza vão votar (83%) ou provavelmente vão votar (12%). Já 2% disseram que provavelmente não vão votar, 3% com certeza não vão votar e 1% não sabe ou não respondeu. E sobre um provável segundo turno entre os dois principais candidatos, 54% disseram que votariam em Lula, 36% em Bolsonaro, 4% em nenhum, 3% em branco/nulo e 2% não sabem/não responderam.

A pesquisa de opinião realizada pelo Instituto FSB, a pedido do BTG Pactual foi realizada entre os dias 22 e 24 deste mês, envolvendo 2.000 eleitores de todo o Brasil, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é: BR-05938/2022.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder