ESTRATÉGIA DA PREFEITURA DE FORTALEZA

Sistema de Busca Ativa da SME reduz em 93,8% abandono no Ensino Fundamental

Por Marcelo - Em 30/11/2020 às 6:57 PM

O Sistema de Busca Ativa, estratégia de acompanhamento diário da frequência escolar desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, atua para erradicar a evasão escolar e efetivar o direito de aprender. De acordo com o Censo Escolar, entre 2008 e 2018, houve redução de 93,8% do abandono no Ensino Fundamental, e o índice de abandono registrado em 2019 foi de apenas 0,4%.

Secretaria de Educação faz o acompanhamento diário dos alunos                  Foto: Divulgação

Com a Busca Ativa, é possível acompanhar a frequência de 100% dos alunos, do Infantil I à Educação de Jovens e Adultos, de forma a assegurar o seu monitoramento diário. Além disso, o sistema possibilita o registro das estratégias tomadas em relação aos alunos, a partir do primeiro dia de falta escolar injustificada.

Conforme o secretário adjunto de Educação, Jefferson Maia, as escolas são protagonistas e o instrumento essencial para o sucesso deste processo de acompanhamento. Ele explica que, por meio das estratégias da Busca Ativa, as escolas realizam comunicação com a família, via telefone, ou com o próprio estudante, caso tenha alcançado a capacidade civil; envio de comunicado escrito e visita domiciliar.

Se esgotados os meios de busca do estudante pela unidade de ensino, após dez dias sem contato, é realizado o envio de ofício ao Conselho Tutelar. “É um sistema inovador, extremamente eficaz e, principalmente, sustentável, pois foi criado com forças e capital humano próprio da secretaria”, destacou Jefferson.

Apesar do sistema demonstrar que o maior número de faltas são justificadas por motivos de doença, as condições socioeconômicas das famílias dos alunos, a dificuldade de deslocamento e o trabalho precoce, dentre outras questões, são fatores que podem levar à evasão escolar.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder