PATRIMÔNIO MUNDIAL

Sistema Fecomércio Ceará promove exposição da Chapada do Araripe no DF

Por Marcelo - Em 30/10/2024 às 3:05 PM

Uma exposição sobre a Chapada do Araripe, símbolo de importância inestimável para o Ceará e para uma parcela da Região Nordeste, será apresentada na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 4 a 15 de novembro. Promovida pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, a mostra visa destacar a relevância dessa região singular e integra a iniciativa ‘Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade’, que busca a certificação de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco.

Chapada do Araripe possui uma ampla riqueza biodiversa e fossilífera

Reconhecida pela sua imponente área de rochas cretáceas – a maior entre as bacias interiores do Nordeste -, a Chapada do Araripe integra os biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, além de ser a maior bacia fossilífera do Brasil. A região abriga formações geológicas e fósseis de até 180 milhões de anos, além de registros arqueológicos que atestam a presença humana na pré-história. No entanto, a Chapada do Araripe transcende sua riqueza natural. Ela é também um coração pulsante da cultura e da vida social no Cariri.

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, explica que levar essa exposição no Distrito Federal é uma oportunidade de conscientizar sobre a relevância do local e promover uma campanha para transformar a chapada em patrimônio da humanidade. “Para nós, a Região do Cariri representa um tesouro não só para o Ceará, mas para todo o Nordeste. A Chapada do Araripe conecta os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, abrigando uma diversidade ambiental e cultural extraordinária”, afirma.

Experiência

A mostra proporcionará ao público uma experiência única sobre as belezas naturais e culturais da Chapada do Araripe, apresentando sua fauna e flora, uma riqueza arqueológica e paleontológica, além de destacar seus geossítios, o Geopark Araripe e o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca). Elementos da diversidade cultural local, como os museus orgânicos, os mestres da cultura, a religiosidade e a Fundação Casa Grande, também terão espaço na exposição.

A campanha ‘Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade’ busca o reconhecimento da Unesco como Patrimônio Mundial Misto, valorizando a chapada tanto pelo seu valor natural quanto cultural. Esse reconhecimento traria visibilidade global à Chapada do Araripe, garantindo um compromisso internacional com sua preservação, o que potencializaria seu desenvolvimento econômico e turístico.

Segundo o gerente de Cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, o apoio dos parlamentares cearenses é essencial para o sucesso deste projeto e para promover a preservação da rica sociobiodiversidade da Chapada do Araripe. “A chapada é um aquífero vital, um oásis no semiárido, com uma população densa em seu entorno, abrangendo os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e, até mesmo a Paraíba”, ressalta Quindins, reforçando a importância do olhar atento do mundo para esta região única.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda