Monitorados pela Cogerh

Sobe para 27 o número de açudes sangrando no Ceará

Por Redação IN Poder - Em 27/03/2024 às 9:40 AM

190329 Ac Caldeiroes Saboeiro Niu 0598 2048x1365 768x512 1

Açude Caldeiroes, em Saboeiro, é um dos equipamentos que estão vertendo. Foto: Divulgação

Subiu para 27 a quantidade de açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) sangrando no Ceará. Os dados são dessa terça-feira, 26. Outros nove reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.

Os açudes Gameleira, em Itapipoca, e o Angicos, em Coreaú, foram os últimos a atingir a capacidade máxima. O total acumulado dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 43% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.

Em alerta

Por outro lado, as regiões hidrográficas do Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús seguem em alerta, com volumes abaixo de 30% da capacidade. Outros 41 açudes seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade.

Lista de açudes vertendo

Gameleira, Angicos, Missi, Itapajé, Batalhão, Frios, Jerimum, Diamantino II, São Domingos, Sobral, Quandú, Acaraú Mirim, Arrebita, Caldeirões, Cauhipe, Forquilha, Gerardo Atimbone, Germinal, Itaúna, Patos, Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Aracatiaçu, São Pedro Timbaúba, São Vicente, Tucunduba, Tijuquinha e Gangorra.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder