MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Sobral é uma das dez cidades do Brasil selecionadas para o Acelerador SBN

Por Marcelo - Em 10/11/2022 às 12:47 PM

Com a proposta de criar um sistema interconectado e multifuncional de áreas verdes e de águas urbanas, a cidade de Sobral, foi uma das dez selecionadas para um programa de aceleração de Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Até agosto de 2023, poderá contar com capacitações, mentoria e oportunidades de conexão com financiadores, para impulsionar a implementação do projeto.

Sobral participará do Projeto Sistema de Infraestrutura Verde e Azul                 Foto: Divulgação

Primeiro programa brasileiro de aceleração de projetos urbanos de SBN, o Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades busca impulsionar essas soluções, consideradas entre as mais promissoras formas de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e adaptar os centros urbanos aos eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes.

Sobral foi selecionada para o Projeto Sistema de Infraestrutura Verde e Azul, que prevê a criação de um esquema interconectado e multifuncional de áreas verdes (como praças, parques, jardins e corredores de arborização pública) e de águas urbanas (como cursos d’água, lagos e lagoas). O objetivo é reconectar a Serra da Meruoca ao Rio Acaraú, e integrar a utilização de SBN em conjunto com as infraestruturas urbanas existentes naquele município da Região Norte do Ceará.

Liderado pela Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral, o projeto, que abrange três bairros com altos índices de vulnerabilidade, busca restabelecer sistemas naturais que asseguram a qualidade de vida urbana e promover alternativas mais sustentáveis para o saneamento, a redução de riscos de inundação e a melhoria na infiltração das águas pluviais. Prevê ações de resiliência urbana como a restauração de matas ciliares, a recuperação de nascentes, a implantação de corredores verdes, bacias de detenção, jardins de chuva e jardins filtrantes, entre outras SBN.

Documentos

Os selecionados que enviarem a documentação requerida para participar do programa contarão com nove meses de apoio na estruturação dos projetos, incluindo mentorias individuais e atividades de capacitação online e presenciais. A perspectiva é que as atividades desenvolvidas no acelerador permitam aos projetos aumentar suas possibilidades de financiamento e implementação. Os dois projetos que conseguirem avançar mais em sua estruturação ainda contarão com apoio adicional até 2024.

O Acelerador de SBN é liderado pelo instituto WRI Brasil, que pesquisa e promove soluções sustentáveis nas áreas de cidades, florestas e clima. A organização anunciou os dez projetos urbanos que passarão pelo programa de capacitação e mentoria do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades, nesta quarta-feira (9). Eles vêm de diferentes regiões do País e de municípios grandes e pequenos. Têm, em comum, o foco em reintegrar a natureza como aliada na mitigação de desastres, inclusão social e redução de vulnerabilidades nas cidades brasileiras.

“A mudança do clima já impacta todas as regiões do Brasil. As SBN são uma das formas mais custo-efetivas pelas quais as cidades podem se tornar mais resilientes e inclusivas, olhando para as populações mais vulneráveis aos impactos climáticos. O Acelerador de SBN em Cidades apoia os municípios no que é um dos gargalos para o avanço destas soluções inovadoras: a construção de capacidades técnicas e institucionais para elaborar projetos robustos e bancáveis”, destaca Luís Antônio Lindau, diretor do programa de Cidades do WRI Brasil

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder