Educação
Spaece 2022: Ceará mantém resultados de aprendizagem do Ensino Médio mesmo diante da pandemia
Por Redação IN Poder - Em 28/06/2023 às 3:40 PM
Os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) de 2022, no que se refere ao Ensino Médio, demonstram que a aprendizagem nesse nível de ensino se mantém, mesmo diante da pandemia. O Spaece avaliou 95,1% dos alunos da rede pública estadual em 2022.
Outro dado relevante é o fato da rede estadual ter superado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ceará (IDE-Médio Ceará) projetado para o ano passado. Enquanto o Spaece previu um índice de 4,44 pontos, o Ceará atingiu 4,56 pontos.
O desempenho dos jovens da 3ª série do Ensino Médio apresentou os seguintes resultados: em Língua Portuguesa, saiu de 251,6 pontos, em 2012, para 278,6 em 2019, e, em 2022, para 276,6. Em Matemática, enquanto no ano de 2012 a proficiência correspondia a 260,7, em 2019 foi para 274,6 e, em 2022, 274,4. Levando em consideração ao identificado no Spaece Diagnóstico de 2022, quando a proficiência ficou em 265,5, há também um aumento observado nesse período.
Aplicado no início de 2022, o Spaece Diagnóstico teve como objetivo verificar o impacto da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. A partir desses resultados, foi iniciado um trabalho focado na Recomposição das Aprendizagens, no Acolhimento, na Busca Ativa, na Preparação para o Enem, na Educação Híbrida e Inovação Educacional, além da Formação Docente.