Atenção Primária
Terceiro posto itinerante do Vem Saúde inicia atendimento no Álvaro Weyne
Por Redação IN Poder - Em 22/01/2024 às 2:10 PM
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), entregou, nesta segunda-feira, 22, mais um posto itinerante do programa Vem Saúde. Esta é a terceira unidade entregue e está localizada no bairro Álvaro Weyne, levando todos os serviços da Atenção Primária para a comunidade.
Como destacou o prefeito, a unidade está acolhendo temporariamente os serviços do posto de saúde Floresta, que será completamente reformado. Sarto também comentou que os arredores da nova unidade também irão contar com novo projeto urbanístico.
“Estou feliz em entregar esta unidade que vai ficar aqui, momentaneamente, enquanto o posto Floresta é requalificado. Esta é uma maneira de minimizar os transtornos da população, uma vez que a unidade atende mais de 40 mil pessoas. É a terceira unidade do Vem Saúde, e tem mais três para serem entregues. É aqui que nós vamos fazer também a entrada do Álvaro Weyne, com nova sinalização e toda no piso intertravado.
Sarto relembrou que o programa Vem Saúde também contempla os Tuk-tuks dos Remédios, que entregam insumos e medicamentos a domicílio. “Junto com as unidades móveis, temos ainda 30 triciclos elétricos que vão realizar a entrega de remédios. O programa já começou e estamos fazendo por etapas. Neste primeiro momento, estão sendo atendidos os pacientes acamados. No segundo momento, vamos atender os idosos com mais de 80 anos e, por fim, o terceiro e último momento vai atender pacientes com diabetes e hipertensão”, concluiu.
O posto móvel tem capacidade para atender cerca de 12 mil pessoas do bairro e do entorno. A unidade possui área total de 75 m² e conta com recepção, sala de espera e quatro consultórios para atendimento médico e de enfermagem, por meio de três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Além disso, o atendimento odontológico está garantido, contando com duas equipes de saúde bucal.
A unidade conta também com anexos montados em contêineres para acolher farmácia básica, laboratório, banheiros, esterilização, vacinação e curativos. Para otimizar o atendimento ao público, o acesso a internet é via satélite. A unidade móvel também está equipada com gerador e reservatório de água de 7.500 litros, para evitar a descontinuidade dos atendimentos durante falta de abastecimento de água ou energia elétrica.
“Toda essa estrutura foi montada em apenas 30 dias. E o posto do Floresta será totalmente requalificado, será uma nova unidade de saúde, então o programa Vem Saúde trouxe toda essa capacidade de atendimento básico para minimizar os transtornos da população. Lembrando que a unidade conta com internet via satélite, então também é capaz de realizar os atendimentos de telemedicina. No aplicativo Mais Saúde, nós já contabilizamos mais de 6 mil perguntas de segunda opinião, diminuindo as filas de atendimento”, informou Galeno Taumaturgo, titular da Saúde Municipal (SMS).