Turismo Ecológico
Titulares da SEMA e SETUR navegam no trecho do rio Cocó, entre a sede do parque e o Complexo da Sabiaguaba
Por Redação IN Poder - Em 11/05/2023 às 3:17 PM
As secretárias Vilma Freire (do Meio Ambiente e Mudança Climática) e Yrwana Albuquerque (do Turismo) e secretário-executivo Fernando Bezerra (também da Sema) navegaram na manhã desta quinta-feira, 11, no Rio Cocó. O objetivo da visita técnica foi conhecer a área para a promoção de projetos e ações voltadas ao turismo ecológico na região. A embarcação partiu do pier do Parque Estadual do Cocó, às 8h30min, em direção ao pier do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba.
De acordo com Vilma, o objetivo da navegação foi, principalmente, apresentar a riqueza natural e cênica da área, bem como o equipamento que compõe o Complexo. “Juntas, Setur e Sema, vamos promover turismo ecológico de qualidade nesta região”, disse Vilma. A representante dos permissionários, Maria Luiza Silva, destacou a gestão da Sema. “Hoje, somos recebidos e atendidos pela Sema que sempre tem demonstrado compromisso e dialogado conosco”, declarou.
Para Yrwana, titular da Setur, o turismo ecológico tem impulsionado, em todo o país, uma em cada quatro viagens domésticas realizadas, o que mostra o enorme potencial que a atividade tem. “No Ceará, temos muito forte atividades relacionadas ao ecoturismo em regiões serranas e, a partir de agora, estamos com o desafio de desenvolver também na Capital”, afirmou. Ainda, segundo a Secretária, o “Parque Estadual do Cocó tem um enorme potencial, é o quarto maior parque urbano da América Latina e somando esforços com a Sema, certamente conseguiremos desenvolver ótimas ações”.
Saiba mais
O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba faz parte do Parque Estadual do Cocó. É um equipamento público, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e com a participação da comunidade da Sabiaguaba. O projeto promove o desenvolvimento sustentável da região através da valorização do patrimônio natural e cultural da Sabiaguaba. Como Complexo, ele se apoia em três grandes pilares: o Polo Gastronômico Tradicional, o Polo Cultural Memória e Natureza, e o Polo de Ecoturismo e Educação Ambiental.
Com informações do Governo do Estado