QUINTO CONSTITUCIONAL
TJCE encaminha duas listas tríplices para vagas de desembargadores da OAB-CE
Por Marcelo - Em 24/03/2022 às 4:30 PM
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará definiu, nesta quinta-feira (24), duas listas tríplices com integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), que concorrerão a duas vagas de desembargador, pelo critério do Quinto Constitucional. As listas foram encaminhadas ao governador Camilo Santana, para que ele decida quem serão os escolhidos.
A OAB-CE escolheu 12 nomes e enviou duas listas sêxtuplas para apreciação do Pleno do TJCE, que hoje reduziu para duas listas tríplices. Estas serão enviadas ao chefe do Executivo estadual, a quem cabe a decisão final sobre os dois próximos desembargadores oriundos da advocacia cearense.
Após a sessão do TJCE, presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, os candidatos às duas vagas são: Lista 1: André Luiz de Souza Costa (36 indicações); José Feliciano de Carvalho Júnior (25), e Rosa Maria Felipe Araújo (23). E na Lista 2: Everardo Lucena Segundo (41); José Inácio Linhares (37), e Maria Darlene Braga (30 indicações).
Entre as mulheres que concorrem às duas vagas, a advogada Darlene Braga obteve o maior número de indicações dos desembargadores do TJCE e esta é a segunda vez que participa da disputa. Além disso, os desembargadores que votaram em seu nome, na escolha realizada em 2010, repetiram seus votos, e todos eles foram fundamentados no seu currículo profissional.
“Me sinto imensamente honrada e grata pela oportunidade de participar desta lista tríplice, submetendo meu nome, minha trajetória e a vontade de contribuir para a construção de uma Justiça universalizada com pleno respeito aos direitos fundamentais”, afirmou Darlene Braga.
Já entre os homens, o advogado Everardo Lucena conquistou 100% dos votos do Pleno do TJCE, assim como na etapa realizada pela OAB-CE. “Humildemente, me sinto muito honrado em ter alcançado a unanimidade dos votos nas duas fases do processo. Agora, vou aguardar a decisão final do governador, que tem liberdade total para escolher os dois representantes da advocacia cearense para o TJCE”, disse Everardo