descentralização

TRE-CE instala postos de atendimento em todos os municípios do Ceará

Por Oceli Lopes - Em 21/02/2025 às 6:15 AM

Tre Ce, Piel

Equipamentos no Ponto de Inclusão Eleitoral (PIEL) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Foto: TRE-CE

Em menos de um mês, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) instalou Pontos de Inclusão Eleitoral (PIELs) em 80 municípios do Estado. Os novos locais de atendimento, inaugurados de 21 de janeiro a 18 de fevereiro, concluem a missão da presidência do TRE de garantir que, cada uma das 184 cidades cearenses possua unidade de serviço a eleitoras e eleitores, beneficiando, assim, mais de 1,2 milhão de cidadãos.

O objetivo da criação do PIEL, instituído através da Resolução n.º 1.048, de 12 de novembro de 2024, é tornar ainda mais acessível e efetivo o atendimento da Justiça Eleitoral em todas as regiões do Estado, de Norte a Sul.

“Esse é um passo histórico na inclusão e no fortalecimento da cidadania no Ceará. Com a inauguração desses 80 PIELs, estamos ampliando o alcance da Justiça Eleitoral, garantindo que nenhum cidadão fique para trás. Essa iniciativa representa mais do que acesso a serviços, é um compromisso concreto com a democracia e com mais de um milhão e 200 mil cearenses”, ressalta o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.

O magistrado destaca ainda que o projeto promove a descentralização da presença da Justiça Eleitoral em todo o Estado, uma das missões da atual gestão do Tribunal.

No PIEL, os cidadãos poderão realizar serviços como cadastro biométrico, emissão de documentos e atualização cadastral, bem como outros serviços eleitorais. Os atendimentos adotarão os princípios de acessibilidade, inclusão e eficiência, assegurando as condições dignas de atendimento à população com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além de ofertar o exercício da cidadania, o PIEL vai contribuir para a execução das diretrizes da Política de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição no âmbito da Justiça Eleitoral do Ceará.

Confira os municípios que possuem PIEL em funcionamento:

Abaiara, Acarape, Alcântaras, Altaneira, Antonina do Norte, Apuiarés, Ararendá, Aratuba, Arneiroz, Baixio, Banabuiú, Barreira, Barroquinha, Cariús, Carnaubal, Catarina, Catunda, Choró, Chorozinho, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granjeiro, Groaíras, Guaiúba, Guaramiranga, Hidrolândia, Ibaretama, Ibicuitinga, Icapuí, Ipaporanga, Irauçuba, Itaiçaba, Itapiúna, Itatira, Jaguaribara, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Madalena, Marco, Martinópole, Meruoca, Milhã, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mulungu, Pacujá, Palhano, Paraipaba, Paramoti, Penaforte, Pindoretama, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Potiretama, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeré, Salitre, Santana do Cariri, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tarrafas, Tejuçuoca, Tururu, Ubajara, Umari, Umirim, Uruoca, Varjota.
Fonte: TRE-CE.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder