REABILITAÇÃO E CUIDADOS
Três unidades da Saúde do Ceará são premiadas durante o CriaAção SUS 2023
Por Marcelo - Em 11/12/2023 às 11:02 AM
A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) recebeu o primeiro lugar no Prêmio CriaAção SUS 2023, na categoria Atenção Especializada, com o trabalho ‘Implantação de uma unidade de transição de cuidados para desospitalização segura com foco na reabilitação e nos cuidados paliativos’. Os trabalhos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Autran Nunes e do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci foram premiados com o terceiro lugar nas categorias Pré-hospitalar e Atenção Hospitalar exclusivo SUS, respectivamente. Todas as unidades são da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Os vencedores foram anunciados pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) durante solenidade na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília. A CCC foi inaugurada em junho de 2021, durante a crise por covid-19, para ajudar na oferta de leitos hospitalares através da desospitalização e cuidados de transição para pacientes sequelados ou cronicamente dependentes, sendo considerada uma unidade de transição hospitalar com foco na reabilitação e cuidados paliativos.
A diretora da CCC, Ursula Wille Campos, afirma que o prêmio é o reconhecimento do trabalho da equipe que compõe a unidade. “Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho. A pandemia nos deu a oportunidade de abrir essa unidade, que já estava planejada há muito tempo por várias pessoas lá do Ceará, porque existe a necessidade de atenção ao nosso paciente crônico, idoso, incapacitado, e aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos. Conseguimos realizar esse sonho no Ceará”, afirma.
Unidades premiadas
A equipe da UPA do Autran Nunes, geridas pelo ISGH, ficou em terceiro lugar na categoria Pré-hospitalar com o projeto intitulado ‘Tecnologia do cuidado para melhoria da assistência em unidades de pronto atendimento: reformulação do protocolo de infarto agudo do miocárdio’. Já o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) também ficou em terceiro lugar, concorrendo na categoria Atenção Hospitalar exclusivo SUS, com o projeto
‘Monitoramento de sistemas críticos em hospital terciário’. A iniciativa monitora em tempo real, por meio de microcontroladores, sensores de pressão digital e sensores de medição de ar ambiental, parâmetros críticos como qualidade do ar, pressão de gases medicinais e outros fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes.