DECISÃO EM INSTÂNCIA SUPERIOR
TRF-5 anula mandado de busca e apreensão cumprido contra Ciro Gomes
Por Marcelo - Em 22/02/2022 às 7:51 PM
A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), sediado em Recife, atendeu a um pedido dos advogados do pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, concedendo um habeas-corpus. Na solicitação, a defesa de Ciro pediu a anulação do mandado de busca e apreensão cumprido contra ele, pela Polícia Federal, em dezembro de 2021.
Na oportunidade, os agentes da PF estiveram no endereço do ex-governador do Ceará e apreenderam documentos, durante a Operação Colosseum. A acusação era que ele teria praticado suposto desvio de cerca de R$ 11 milhões, nas obras da Arena Castelão, para a Copa do Mundo de 2014. O irmão de Ciro, senador Cid Gomes, também foi alvo da ação policial.
O pré-candidato do PDT disse que sempre confiou na decisão da instância superior. “Mesmo nos momentos de maior indignação nunca duvidei de que a verdade e a Justiça prevalecessem sobre o arbítrio, a manipulação e a prepotência. Esta decisão do TRF-5 honra o Poder Judiciário brasileiro”, afirmou Ciro Gomes.
Na decisão dos desembargadores do TRF-5 a ausência de contemporaneidade na operação policial, embasou a decisão favorável à solicitação formulada pelos defensores de Ciro Gomes. Afinal, a operação foi realizada quase dez anos depois das supostas irregularidades.