USO DE MÍSSEIS, ARTILHARIA E ATAQUES AÉREOS
Tropas russas iniciam ofensiva militar contra a Ucrânia e elevam tensão global
Por Marcelo - Em 24/02/2022 às 8:18 AM
As tropas do Exército Russo que estavam posicionadas na fronteira com a Ucrânia iniciaram um ataque a diversas cidades na região Leste daquele país vizinho, principalmente contra instalações militares e de defesa aérea em território ucraniano. Apesar disso, há relatos de que áreas civis foram atingidas por mísseis balísticos, elevando a tensão global.
Segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, postos da fronteira também foram atacados e, por esse motivo, foi imposta a lei marcial em todo o país. Ele destacou que os ucranianos devem evitar o pânico e confiar nas ações do seu Exército para defender seu território.
De acordo com informações das agências AFP e Reuters, o Exército da Ucrânia teria derrubado cinco aviões e um helicóptero russo, que participaram dos ataques. A operação militar foi anunciada pelo próprio presidente da Rússia, Vladimir Putin, e durante toda a madrugada foram ouvidas explosões em diversas cidades, inclusive na capital, Kiev.
Bombardeios de artilharia atingiram a região portuária de Mariupol, que possui cerca de 500 mil habitantes e é a maior cidade ucraniana situada na fronteira com as repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk, que se autoproclamaram independentes na última segunda-feira e receberam apoio do Kremlin e de Putin.
A operação militar foi duramente criticada pelos principais líderes da União Europeia, advertindo que o Governo Russo será responsabilizado pelo ataque ao país vizinho. Segundo Ursula von der Leyen e Charles Michel, haverá uma reunião, hoje, em Bruxelas, para definir um endurecimento às sanções que a UE deverá impor à Rússia.