Vitória na Justiça

TSE confirma desfiliação de deputados do PDT no Ceará sem perda de mandato

Por Redação IN Poder - Em 27/11/2024 às 9:43 AM

Whatsapp Image 2023 10 02 At 17.37.55

Foto: Thais Mesquita / Ascom Eduardo Bismarck

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que permite a desfiliação de 14 deputados estaduais do PDT sem perda dos mandatos. A decisão, unânime, rejeitou o recurso do diretório nacional do PDT, que tentava reverter a autorização concedida pelo tribunal cearense.

Os ministros André Mendonça, Cármen Lúcia, André Ramos Tavares, Floriano de Azevedo Marques e Kássio Nunes Marques acompanharam o voto da relatora, ministra Isabel Gallotti, que considerou a desfiliação legítima. A ministra apontou que a retirada do senador Cid Gomes (PSB) do comando estadual do partido configurou discriminação interna, justificando a saída dos parlamentares.

Entre os deputados que solicitaram a desfiliação estão Romeu Aldigueri, Sérgio Aguiar, Bruno Pedrosa e Salmito Filho. A decisão ocorre em meio a uma disputa política no Ceará, com o grupo de Cid Gomes, agora no PSB, divergindo da postura de oposição ao governo Elmano de Freitas (PT) adotada por parte do PDT local.

A mudança também impacta a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na qual Aldigueri é o candidato apoiado por Cid e Elmano. O presidente do PSB no Estado, Eudoro Santana, afirmou que o partido planeja um evento ainda este ano para oficializar a recepção dos novos filiados.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder