Chapa do PSOL/Rede

Unidade Popular vai apoiar Técio Nunes e Cindy Carvalho na disputa pela Prefeitura de Fortaleza

Por Redação IN Poder - Em 02/08/2024 às 10:00 PM

Whatsapp Image 2024 08 02 At 19.47.46

Foto: Divulgação

A Unidade Popular (UP) anunciou nesta sexta-feira, 2, que não participará mais da disputa eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza. Originalmente, o partido havia lançado o historiador Haroldo Neto como candidato, mas decidiu apoiar a chapa formada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede Sustentabilidade. A aliança será encabeçada pelo produtor cultural Técio Nunes (Psol) e pela ambientalista Cindy Carvalho (Rede), que concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeita, respectivamente.

Catarina Matos, secretária do UP Fortaleza, revelou a decisão durante a convenção municipal. Segundo Catarina, a deliberação foi fruto de uma análise conjunta dos membros do partido, que consideraram essencial a união das forças da “esquerda radical” para enfrentar as candidaturas de direita que estão emergindo na corrida eleitoral.

“Compreendemos a importância da união da esquerda radical para que possamos enfrentar e denunciar o caráter dessas candidaturas. Assim, decidimos apoiar Técio (Nunes), companheiro do Psol”, afirmou Catarina, em entrevista ao Diário do Nordeste.

A secretária destacou que a UP pretende utilizar essa aliança para combater o que considera uma ameaça de “fascismo” na capital cearense, prevenindo a eleição de políticos de direita, o que seria, na visão do partido, “um retrocesso para a população”.

O historiador Haroldo Neto, que havia sido anunciado como candidato da UP em maio, agora se concentrará em uma candidatura à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). “O companheiro Haroldo será candidato a vereador, e nosso programa será apresentado à população de Fortaleza”, completou Catarina Matos.

Esta será a terceira eleição em que a Unidade Popular participa desde seu registro na Justiça Eleitoral em 2019. A agremiação já disputou as eleições de 2020 em Fortaleza, com Paula Colares, e as de 2022 no Estado, com Serley Leal.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder