Exclusivo
Usina de dessalinização na Praia do Futuro não vai afetar cabos de fibra óptica, garante especialista
Por Redação IN Poder - Em 26/09/2023 às 8:56 PM
Um especialista entrevistado pelo IN Poder nesta terça-feira, 26, apontou que a instalação da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, não vai causar nenhum dano aos cabos de fibra óptica que estão presentes no local. O profissional participa das negociações da implantação da usina na Capital e pediu para não ter sua identidade revelada.
Ao todo, existem 17 cabos na região, com outros três a serem implantados no próximo ano, levando conectividade para o Brasil e América Latina. O Ceará é considerado grande HUB de cabos de fibra óptica do País. Sobre a possibilidade de a usina colocar em risco a conectividade do País com outras nações por meio dos cabos, o especialista ouvido pela reportagem ressalta que a preocupação é desnecessária.
“Isso não existe. Apesar de apontarem que rede de captação de água e de retorno (da salobra) da usina estivesse próxima demais dos cabos (cerca de 100 metros), o projeto de engenharia mostrou que a proximidade não apresentava riscos a estrutura desses cabos. Ainda assim, a distância foi modificada para 500 metros”, inicia. “Depois disso, a problemática apresentada pela Anatel foi de que os cabos que estão em terra sofrem riscos com a passagem das tubulações, fato que não se sustenta”, complementa. O especialista lembra que foi feito, ainda na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), uma obra de pavimentação na Av. Dioguinho que sobrepôs os cabos sem o menor problema.
“Todo dia tem obra na região. Isso é balela (a reclamação). O que querem é preservar a Praia do Futuro toda para que, posteriormente, ampliem o projeto deles (de expansão do cabeamento). Isso não pode. A praia é pública”, afirmou. Outro ponto citado é a sobre a possibilidade de a usina de dessalinização ser realocada para outro ponto da Capital, ou até mesmo para outro município.
Entretanto, o profissional explica que a questão não é tão simples quanto disse o deputado federal Danilo Forte (União Brasil). “A usina não pode ser colocada onde quiser. É onde pode. Ela depende de corrente marinha, da qualidade da água; são dimensionados os equipamentos e tudo isso já foi feito. Não tem sentido o que eles querem”, finalizou.