Nova Legislatura

Votantes pró-Taxa do Lixo em 2022 mudam de posição e apoiam extinção em 2025

Por Redação In Poder - Em 10/01/2025 às 8:00 AM

Img 6041

Foto: Divulgação / CMFor

A extinção da Taxa do Lixo foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta quinta-feira, 9, marcando uma reviravolta política em relação à votação que, em dezembro de 2022, criou o tributo com 20 votos a favor e 18 contrários. Na ocasião, o placar apertado refletiu intensos debates. Agora, muitos vereadores que antes apoiaram a criação da taxa mudaram de posição, contribuindo para a unanimidade pela sua extinção.

Entre os que votaram a favor em 2022 e agora apoiaram o fim da taxa estão: Ana Aracapé (então no PL, hoje no Avante), Bruno Mesquita (então no Pros, agora no PSD), Dr. Luciano Girão (PP), Emanuel Acrízio (à época no PP, agora no Avante), Gardel Rolim (PDT), Kátia Rodrigues (PDT), Professor Enilson (Cidadania) e Wellington Sabóia (ex-PMB, hoje Podemos). A mudança desses parlamentares evidencia o impacto do debate público sobre a viabilidade e a necessidade do tributo, além de compromissos de campanha assumidos pelo atual prefeito, Evandro Leitão (PT).

Outros vereadores que participaram da votação de 2022 e foram contrários à criação da taxa permanecem coerentes com suas posições. São eles: Adriana Gerônimo (Psol), Estrela Barros (PSD), Gabriel Aguiar (Psol), Inspetor Alberto (PL), Jorge Pinheiro (PSDB), Julierme Sena (PL), Léo Couto (PSB), Priscila Costa (PL) e Ronaldo Martins (Republicanos). Como presidiu a sessão, Couto não votou.

A votação de 2025 representa não apenas o cumprimento de uma promessa de campanha de Evandro Leitão, mas também a reavaliação de um tema que gerou ampla controvérsia há pouco mais de dois anos. A decisão unânime, agora, aponta para uma Câmara mais alinhada às demandas da população em relação à tributação municipal.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder