TRABALHO EM CAUCAIA

Vitor Valim destaca infraestrutura em prol do turismo e do desenvolvimento

Por Marcelo - Em 25/04/2023 às 2:43 PM

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, tem realizado um forte trabalho naquele município com o objetivo de implementar melhorias que ajudem a impulsionar o turismo em todo o seu território, que se destaca no Litoral Oeste do Ceará. Está sendo feito um trabalho junto com Governo do Ceará para a duplicação da CE-090, desde a Ponte da Tabuba até o Cumbuco; e a Prefeitura de Caucaia vai duplicar a Ponte das Cristalinas, próximo à Lagoa do Cauípe.

Vitor Valim está há dois anos à frente da Prefeitura de Caucaia

“O nosso litoral tem cerca de 34 quilômetros de praias, começando no Leblon, depois da Ponte da Barra do Ceará, e de lá para cá estamos fazendo investimentos em 11 espigões, pois o mar estava avançando, açoreando, tirando qualquer possibilidade tanto das pessoas terem suas residências quanto o desenvolvimento do comércio. Então todo o nosso litoral será revitalizado e serão obras importantes para o mar não continuar avançando. E vamos criar uma faixa de engorda de 100 metros de areia, como se vê na Avenida Litorânea do Icaraí, onde o povo se diverte, joga frescobol, beach tennis, vôlei de praia”, explica.

Também foi fechado um grande investimento da Cagece na questão de água e esgoto, da ordem de mais de R$ 200 milhões, para dar melhores condições ao litoral de Caucaia, pois não há conservação ambiantal e belas praias, sem que haja um trabalho efetivo de saneamento básico. Indo para o Cumbuco existe o Parque de Dunas que foi desapropriado pela Prefeitura de Caucaia e a nova tirolesa, que foi construída integralmente com recursos do Fundo de Compensação Ambiental municipal, com padrão internacional de qualidade e segurança, para que caucaienses e turistas possam aproveitar melhor a Lagoa do Cauípe.

“Falando em Cauípe, a parte da lagoa de frente para o mar estava totalmente açoreada, foi feito o desaçoreamento e, hoje, é possível desfrutar de mais de 16 hectares de espelho d’água, que antes das nossas intervenções estava apenas com três hectares. E vale lembrar que no nosso litoral temos mais de 140 ninhos de tartarugas marinhas que estão sendo monitorados, diariamente, pelos técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), o aue é excelente para debatermos a educação ambiental com crianças, jovens e adultos”, destaca Valim.

Preservação

Cumbuco tem recebido investimentos públicos e também privados

Ressaltou que não existe desenvolvimento econômico sem preservação ambiental, pois é através da preservação do meio ambiente que o desenvolvimento da economia acontece. E a instalação de piso intertravado com bloquetes de cimento é outra intervenção que ajuda a preservar a natureza. “São menos produtos químicos, drena melhor a água das chuvas, emite menos calor, e estamos expandindo esse tipo de pavimentação em todas as vias existentes, que hoje é viável tanto economicamente quanto ambientalmente”, diz o gestor.

E todo esse trabalho realizado pelas equipes da Prefeitura de Caucaia já vem gerando reconhecimento internacional, tanto que a Praia do Cumbuco conquistou a certificação Bandeira Azul, expedida pelo Instituto Ambientes em Rede, na Temporada 2022/2023. Ela reconhece os esforços e atividades realizados pela equipe gestora em prol da recuperação e conservação dos ambientes naturais, depois de fazer uma análise aprofundada de vários critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, responsabilidade social, segurança e serviços. E vários bares, restaurantes e pousadas têm se instalado na região do Cumbuco, que pretende ser o melhor destino de kitesurf do mundo nos próximos cinco anos. Afinal, já está no Guinness Book of Records, com o maior número de velejadores simultaneamente no mar, com 884 participantes, registrado na Kite Parade 2022, durante o Winds for Future.

Indústrias

Lembrou que Caucaia tem uma área de 1.200 quilômetros quadrados, praticamente o tamanho da cidade de São Paulo, e a expansão do Complexo do Pecém está dentro do seu território. “O Hub de Hidrogênio Verde, tancagem, termelétrica, usinas eólicas estão dentro de Caucaia. Estamos fazendo uma infraestrutura para que o município se desenvolva e não tenho dúvidas que Caucaia, daqui a dez anos, vai colher os frutos de todos esses investimentos. Nos próximos três anos a termelétrica vai ter capacidade de gerar dois terços da energia do Ceará, o que vai trazer desenvolvimento para o Estado e para a cidade, porque a vida acontece nos municípios, por isso sempre fui municipalista. E todas estas empeesas vão trazer o desenvolvimento para os nossos moradores e arrecadação para o município poder avançar cada vez mais, ampliando as entregas para a população”, afirma Vitor Valim.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder