EXPRESSÃO ARTÍSTICA
13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico reúne múltiplas vozes e olhares
Por Gabriela - Em 28/11/2019 às 6:23 AM
Representado pelo hibridismo, mestiçagem, sobreposição de camadas e formas, e multiplicação das cores, o design gráfico brasileiro, cada vez mais é expresso por múltiplas vozes e olhares. Nessa perspectiva, a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, acontece de 30 de novembro a 15 de dezembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
Promovida pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, a mostra reúne um corpo de júri diversos Estados brasileiros, que evidenciam e abrem espaço para projetos de todas as regiões do país, respeitando a diversidade e a pluralidade. Durante está edição, um dos grandes destaques da mostra, é a exposição 7 Mestres do Cartaz Japonês, uma realização da Fundação Japão em São Paulo em parceria com a ADG Brasil, que conta com o apoio do Consulado Geral do Japão em Curitiba e Artbrasillog, e curadoria da Bienal Internacional do Cartaz do México.
Ao todo, serão 48 cartazes do acervo da Bienal Internacional do Cartaz do México, que representam a diversidade desta arte, incluindo exemplares com forte relação com o ukiyo-e, um gênero de estampa japonesa semelhante à xilogravura. A subjetividade das mensagens, são utilizadas não apenas como propaganda de produtos ou peças de teatro, mas também, para dar voz aos movimentos a favor da paz e da preservação do meio ambiente.