CULTURA EM DEBATE
13ª edição do Encontro Internacional de Direitos Culturais une globalidade e cultura local
Por Eduardo Buchholz - Em 21/11/2024 às 5:38 PM
A 13ª edição do Encontro Internacional de Direitos Culturais, que acontecerá de 25 a 29 de novembro, traz uma proposta inédita ao integrar o cosmopolitismo com as práticas culturais locais. O evento, que pela primeira vez contará com intelectuais da Ásia e do Oriente Médio, amplia as trocas transculturais ao reunir especialistas das Américas, Europa e outras regiões do mundo.
Metade das atividades ocorrerá no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), enquanto o restante será realizado em pontos culturais emblemáticos do Ceará, como a Escola de Gastronomia, o Museu do Humor Cearense, a Pinacoteca do Ceará, além de Quixadá e Quixeramobim.
Os debates desta edição buscam alinhar teoria acadêmica às políticas públicas culturais, visando candidaturas cearenses a patrimônios culturais da UNESCO, como o Humor Cearense, o Açude do Cedro e as práticas alimentares do Cariri.
“O Encontro será o mais cosmopolita, mas também o mais conectado à realidade local. Pela primeira vez, contaremos com intelectuais da Turquia e Arábia Saudita, o que amplia nossa perspectiva. Além disso, o evento se aproxima das políticas públicas para a cultura, reforçando o impacto prático das discussões”, explica Humberto Cunha, professor do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da Unifor e coordenador do evento.
Com workshops, palestras e debates, o Encontro Internacional de Direitos Culturais é reconhecido como um espaço para a valorização do patrimônio cultural do Ceará, promovendo o fortalecimento das identidades culturais locais e globais.