AMPLIAR O DIÁLOGO
Ambiental Ceará promove a última reunião do ano do programa ‘Afluentes’
Por Marcelo - Última Atualização 26 de dezembro de 2023
Uma das ferramentas da universalização do esgotamento sanitário empregadas pela Ambiental Ceará é o constante diálogo com a população, bem como ações sociais com as comunidades diretamente ligadas às obras e à operação do sistema. Para encerrar o ano, a empresa promoveu, nesta quinta-feira (21), a última roda de conversa do ano com os moradores e lideranças participantes do programa ‘Afluentes’, de nove municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) atendidos. O encontro reuniu cerca de 100 pessoas na Escola Maria Pereira da Silva, em Maracanaú.
O ‘Afluentes’ foi criado pela Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e líder em saneamento privado no Brasil -, para promover a comunicação entre a comunidade e as concessionárias ao redor do Brasil. No Estado, a iniciativa aproxima as equipes da Ambiental Ceará dos moradores, permitindo que elas conheçam as necessidades de cada local e recebam sugestões para melhorar os serviços prestados. O programa é realizado por meio de encontros com lideranças comunitárias.
Dessa vez, o evento reuniu afluentes de Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Pacatuba. Em 2023, a empresa realizou o mapeamento das lideranças dessas cidades e promoveu rodas de conversa sobre operação e ampliação do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto nos municípios.
“A gente não faz nada só. A tarefa principal da Ambiental Ceará é realizar o esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. Mas sem os afluentes nada disso seria possível, pois são os influenciadores da saúde e da dignidade no Ceará”, afirma a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, frisando a relevância desses encontros para o avanço das obras.
O agente de endemias Gilvan Cunha, 57 anos, via o esgotamento sanitário no Eusébio como uma realidade distante, mas entra o novo ano com uma boa perspectiva para o futuro. “A Ambiental Ceará tem nos atendido e alguns bairros do Eusébio estão com as obras avançadas. Vejo uma perspectiva muito boa para o futuro. A empresa parece estar aberta a ouvir, dar resposta imediata e botar a mão na massa para fazer o trabalho que precisamos, que é botar cano na nossa rua para sanear”, comemora o morador.
PPP do saneamento
Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende a4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras. A PPP visa promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.