REQUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO
Ambiental Ceará reforma escadaria e constrói horta pública na Leste-Oeste
Por Marcelo - Em 22/01/2024 às 11:43 AM
“É mais que uma escada, é a memória afetiva do que conecta o Moura Brasil ao mar”. A definição é da agente de cidadania e mobilizadora social Aparecida Costa, moradora da comunidade e apaixonada pelo banho de mar na praia da Avenida Leste-Oeste, em Fortaleza. A escadaria à qual ela se refere é a estrutura de 400 m², instalada ao lado da Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC) da Cagece, e que foi requalificada pela Ambiental Ceará. “Esse equipamento facilita, também, o acesso das outras pessoas à praia e valoriza o local em que a gente mora”, acrescenta.
A relevância da escadaria para aquela região ficou evidente durante os encontros do Afluentes, programa de relacionamento com a comunidade executado pela Ambiental Ceará. A empresa cuidou da capinação, restauro dos degraus e do entorno, e deu ao artista visual Almeida Luz a missão de executar a pintura, em parceria com a comunidade. “Minha inspiração veio do que temos em abundância aqui: o mar, a natureza, a população, e transformei isso em ilustrações. Fiz questão de que os moradores participassem da pintura para que eles fossem se apropriando novamente desse espaço”, conta Luz, que contratou profissionais do Moura Brasil para realizar o trabalho junto com ele.
Além de facilitar o caminho, a escadaria renovou a paisagem de quem olha para a cidade a partir do mar. “Os meus alunos estavam na água e deram fé do colorido da pintura, disseram que tava lindo demais, e ficou mesmo”, afirma o surfista profissional e fundador da Rocha’s Surf School, Rocha Filho. Nascido e criado no Moura Brasil, ele comanda uma escolinha de surfe instalada naquela faixa de areia e acredita que a revitalização do espaço, a partir da escada, vai incrementar o movimento de pessoas na região.
O projeto de reforma do equipamento pela Ambiental Ceará incluiu, também, a construção de uma horta comunitária. O espaço tem pouco mais de 317 m², passou por um preparo no solo e, agora, vai ser administrado pela própria comunidade. “Já estou com um plano de ação sobre como engajar os moradores e organizações sociais pra cuidarem dessa hortinha”, adianta Aparecida Costa.
PPP do esgotamento
Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras. E objetiva promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.